fbpx

Os Princípios e as Vantagens de um Escritório Sustentável

Você já imaginou como seria trabalhar em um escritório sustentável?

Hoje, muitas pessoas passam grande parte do dia trabalhando dentro de escritórios. Além disso, passam muitos anos de suas vidas nessa situação.

As consequências de um ambiente de trabalho desconfortável podem gerar graves problemas de saúde. Muitas empresas já se conscientizaram sobre a importância de espaços bem planejados.

Um escritório sustentável é um espaço confortável para trabalhar. Ele tem boa iluminação, acústica e uma temperatura agradável. Ao mesmo tempo, ele é planejado de forma responsável com o planeta, adotando medidas de eficiência energética e responsabilidade ambiental.

Um escritório sustentável traz vantagens que vão além do bem-estar dos funcionários. Os lucros da empresa tendem a aumentar. Ao mesmo tempo, os gastos diminuem.

E é curioso que muitas pessoas tomem atitudes sustentáveis em suas casas. Porém, no ambiente de trabalho não dão tanta importância a essa questão. Pequenos incentivos são suficientes para mudar atitudes.

Neste artigo, você verá como ter um escritório sustentável é mais simples do que parece.

Vamos apresentar:

  • As principais vantagens de um escritório sustentável.
  • Como projetar um escritório sustentável em 6 passos.
  • Atitudes do dia-a-dia para um escritório sustentável.

Prepare-se para transformar sua rotina de trabalho.

1. As principais vantagens de um escritório sustentável

Mas por que, afinal, você deve investir em sustentabilidade no ambiente de trabalho. As vantagens são inúmeras, entre elas estão:

  • Economia

Sim, você pode economizar sendo sustentável. Isso porque a sustentabilidade visa a otimização energética. Além disso, ela prega o uso consciente dos recursos naturais.

Ou seja, as estratégias sustentáveis farão você economizar nas contas de água e luz.

Continue lendo este artigo para saber quais são essas estratégias.

  • Maior produtividade

Trabalhar em um ambiente agradável afeta a concentração e rendimento das pessoas. Isso irá fazer com que a empresa evolua mais rapidamente.

  • Valores

Uma empresa que adota a sustentabilidade como um valor será mais bem vista por seus clientes.

Hoje os consumidores já estão conscientes da importância da sustentabilidade. Desta forma, muitos dão preferência a empresas preocupadas com o meio ambiente.

  • Vantagens competitivas

Em alguns locais, já é possível obter redução de impostos ao adotar algumas atitudes sustentáveis. Como, por exemplo, utilizar energia de fontes renováveis.

Está convencido?

Agora, vamos ver como funciona um escritório sustentável.

2. Como projetar um escritório sustentável em 6 passos

Siga os passos abaixo para projetar um escritório sustentável. Ou ainda, para adaptar um escritório para que ele se torne mais sustentável.

1. Distribuição de luz natural

A luz natural é muito importante. Mas alguns cuidados são necessários. Em escritórios com muitas mesas de trabalho, essa luz pode ficar mal distribuída.

Em mesas muito próximas de janelas, também é preciso cuidar com o ofuscamento.

Ou seja, as janelas precisam ser projetadas com bons tamanhos. Se necessário, venezianas ou brises ajudam a controlar a entrada de luz. Para que essa luz seja bem distribuída, use cores claras dento do ambiente, principalmente no teto.

Confira na imagem abaixo algumas dicas de iluminação natural:

escritório sustentável

2. Vistas de qualidade

Ainda sobre as janelas, ofereça vistas de qualidade. Uma vista de qualidade é quando você tem uma vista agradável da sua mesa de trabalho. Geralmente ela envolve elementos naturais, paisagens bonitas, o céu e assim por diante.

A nossa mente responde bem quando há elementos naturais em seu campo de visão.

Os postos de trabalho devem ser organizados para que todos tenham vistas de qualidade. Se não for possível voltar todas as mesas para a janela, aposte em elementos naturais dentro do escritório.

3. Biofilia

Siga os princípios do design biofílico. Segundo eles, tudo o que remete à natureza tem boa influência sobre as pessoas.

Esses elementos podem ser texturas, formas e materiais. Ou ainda, a própria natureza, como plantas.

Existem algumas plantas específicas para ambientes internos. Elas melhoram a aparência do escritório e ainda purificam o ar.

4. Ventilação

Existem algumas estratégias que otimizam a ventilação natural. A vantagem é a economia no uso de ar condicionado.

Uma boa ventilação irá melhorar o conforto térmico dos trabalhadores.

Veja neste artigo quais são essas estratégias.

5. Acústica

Na maioria dos escritórios, a questão acústica é essencial. O silêncio garante concentração e foco aos trabalhadores.

A dica é apostar em elementos que absorvem ruído. Esses elementos podem ser espumas acústicas ou cadeiras estofadas, por exemplo.

6. Mobiliário

Ao escolher os móveis, escolha fornecedores responsáveis. Você pode também optar por opções de móveis de material reciclável. Ou ainda, móveis que já foram reciclados.

O melhor a fazer é adotar essas dicas no momento de projetar o escritório. Assim, é possível pensar em todos os detalhes. Na etapa de projeto, é mais fácil testar diferentes opções. E se houver alguma mudança, você não precisa quebrar uma parede.

Nessa etapa, o ideal é realizar simulações energéticas para testar as melhores soluções.

Se você quiser adaptar seu escritório, talvez precise investir em uma reforma. Contudo, as vantagens compensam o investimento.

Por fim, iremos mostrar algumas atitudes cotidianas sustentáveis. Essas atitudes você pode adotar hoje mesmo em seu escritório.

3. Atitudes do dia-a-dia para um escritório sustentável

  • Reciclar o lixo

Separar o lixo reciclável do lixo orgânico é uma atitude muito fácil de ser adotada.

Pesquise sobre como funciona a reciclagem em sua cidade. Em escritórios, é comum haver bastante papel. Para que o papel seja reciclável, o ideal é que ele não seja amassado.

Conscientize os funcionários sobre os requisitos de reciclagem de sua cidade.

  • Reuniões à distância

Algumas questões não precisam de encontros pessoais para serem resolvidas. Com reuniões online, você evita emitir os gases poluentes emitidos pelo transporte.

  • Reduzir consumo de material descartável

Incentive os funcionários a trazer uma garrafa de água.

Encaminhar o plástico para a reciclagem não garante que ele será reciclado. Por isso, antes de pensar em reciclar, é preciso pensar em reduzir o consumo.

O mesmo vale para papéis. Incentive o uso das duas faces de uma folha. Deixe papéis usados para rascunho.

  • Meios de propaganda

Se você utiliza cartões de visita, ou folhetos de propaganda, use papel reciclado. Se não for possível, certifique-se que seu fornecedor tem responsabilidade ambiental.

  • Carona solidária

Incentive seus funcionários a oferecer carona. Ao compartilhar a locomoção, estará economizando combustível e dinheiro.

Um escritório sustentável…

Traz inúmeras vantagens para a empresa e para os funcionários. Invista em um bom projeto sustentável e realize simulações energéticas. É importante pensar na iluminação, ventilação e acústica para garantir conforto.

O design biofílico é um grande aliado para tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Preste atenção na escolha de plantas. Elas devem ser adaptadas para ambiente internos.

Por fim, incentive os funcionários a tomarem atitudes sustentáveis no dia a dia. Você pode estar os influenciando para tomar as mesmas atitudes em suas casas. Escritórios sustentáveis são o futuro das empresas.

dezembro 29, 2020
© 2018 UGREEN