• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Materiais Reciclados e Reutilizados: Entenda a diferença

Materiais Sustentáveis: Compreensão Geral

Arquitetos e construtores sabem da importância do uso de materiais reciclados ao construir de forma a não agredir, ou de causar um impacto muito alto no meio ambiente. É também conhecida, a dificuldade em encontrar esses materiais.

Essa seja, talvez, uma das categorias mais difíceis de atender ao fazer uma edificação sustentável. É preciso muita pesquisa para que haja a localização de materiais realmente comprovados, e com certificações corretas.

Nos EUA, esse tipo de busca já é avançado. Nesse país, é possível encontrar uma cadeia com relações muito claras desses materiais, com facilidade e transparência. Aqui no Brasil, no entanto, ainda se faz necessário criar uma forma de facilitar esse processo.

Como saber se um material é verde?

O que caracteriza esse tipo de material são quesitos como: materiais recicláveis e até a regionalidade. Para isso, é necessário compreender os materiais. O uso de materiais verdes deve se adequar à obra, ao mesmo tempo em que busca um menor impacto.

Alguns podem até se perguntar: É mais caro construir com materiais verdes?

A resposta é não. Construir com materiais verdes não significa selecionar apenas os materiais, mas sim, trabalhar em toda uma cadeia sustentável.

O profissional deve ficar atento não só ao produto que está adquirindo, mas a todo o processo de criação. Só assim, um determinado material será considerado verde.

O processo do uso de materiais reciclados ou reutilizados

materiais reciclados ou reutilizados

Ao trabalhar com uma edificação sustentável, é preciso começar com a redução do projeto, para que se construa menos.

Para começar, deve-se fazer um bom projeto de arquitetura, considerando o dimensionamento das áreas de acordo com o uso.

O projeto sustentável começa com a legislação e o entendimento de normas técnicas. Não há possibilidade de fazer um projeto sustentável sem considerar essas questões.

Feito o projeto, o arquiteto busca por formas de reutilizar materiais da própria obra ou de outras.

materiais reciclados ou reutilizados

Assim, ele retira e reutiliza, de outras formas, partes da obra que seriam descartadas. Existem outras formas de reutilização, como aproveitar materiais de outra edificações já feitas pelo mesmo arquiteto ou por outro profissional.

Um mesmo material não precisa ter a mesma função. O concreto pode ser reutilizado como banco. Um tijolo, por exemplo, pode ser retirado e reutilizado no piso.

Mas o que não é aconselhável ser reutilizado?

Materiais tóxicos como pinturas com produtos químicos prejudiciais, telhas de amianto, materiais contendo mercúrio, cobre ou até mofo.

Vidros, também, não são indicados. Vidros antigos, por exemplo, não possuem bom isolamento térmico; sendo assim, irão prejudicar a eficiência energética da edificação.

Esses materiais podem prejudicar o planeta e, em alguns casos, a saúde dos moradores do local e dos arredores; portanto devem ser evitados.

Reutilizar X Reciclar

materiais reciclados ou reutilizados

Qual a diferença entre reutilizar e reciclar?

O Reuso é a reutilização de um material para outro propósito, mantendo suas características. Um exemplo, é a reutilização de partes da obra para outras finalidades. Uma madeira que acaba se tornando um banco do jardim, entre outros.

Já na Reciclagem, as características podem ser destruídas para serem reutilizadas criando um novo material ou objeto. Os materiais reciclados podem ter diversos usos nas construções, tornando-se telhas por exemplo.

Através do uso desses materiais sustentáveis, podem ser feitas construções e edificações que irão contribuir para um melhor ambiente.

DOMINE TÉCNICAS SUSTENTÁVEIS E CRESÇA SUA EMPRESA

Acesso Total UGREEN

outubro 9, 2017

0 responses on "Materiais Reciclados e Reutilizados: Entenda a diferença"

Deixe sua mensagem

SOBRE

A UGREEN trabalha ajudando profissionais da construção civil a obterem carreiras mais sustentáveis

Qualquer dúvida que você possua, fique a vontade para nos enviar um email que responderemos rapidamente:

Rua Francisco Rocha, 198 - Curitiba, PR
55 41 98413 7279
contato@ugreen.com.br

DEPOIMENTOS

© 2016 UGREEN