fbpx

ACESSO A AULAS GRATUITAS EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Inscreva-se nas melhores aulas ao vivo em construções sustentáveis da internet.

Tinta para telhado: uma técnica que vai além da estética

Você já ouviu falar que coberturas brancas diminuem a temperatura das edificações? Será que isso é verdade?

De modo geral, a tinta para telhado é uma opção sustentável. Ela pode ajudar a renovar a estética de uma construção.

Hoje, é muito comum a demanda de reformar fachadas. A fachada de uma construção é toda a sua parte exterior. Uma fachada sem manutenção desvaloriza muito um imóvel.

Portanto, principalmente se tratando de comércio e serviços, é muito importante manter a construção atrativa.

O telhado, por sua vez, é uma parte muito importante da composição de uma fachada. Pintar um telhado possibilita mudar sua aparência sem trocar as telhas.

Ou seja, se apresenta como uma solução sustentável e econômica. Ela segue o princípio de reutilizar ao invés de descartar.

Existem alguns tipos de tinta apropriadas para telhado. E também existem maneiras corretas de pintar.

Neste artigo você irá aprender:

  1. Um telhado branco realmente ajuda no conforto térmico?
  2. Passo a passo: como pintar um telhado

Antes de tudo, iremos desvendar o mistério.

1. Um telhado branco realmente ajuda no conforto térmico?

Essa teoria não é muito recente. Em 2009, o projeto “White Roof Project” promoveu a pintura de coberturas em Nova Iorque.

Tinta para Telhado

A intenção era justamente reduzir a demanda energética por climatização nos edifícios. Em construções isoladas, o efeito era sentido somente no edifício. Porém, essas ações em maior quantidade poderiam reduzir o efeito das ilhas de calor das metrópoles. Como é o caso de Nova Iorque.

Ilha de calor é o nome dado ao efeito de temperaturas maiores em centros urbanos. A grande emissão de gases poluentes e absorção de calor aumenta a temperatura nas cidades.

No Brasil, a campanha One Degree Less, da Green Building Council Brasil foi parecida.

Com apoio governamental, incentivava coberturas brancas em construções novas. Ou a pintura de coberturas existentes. Com isso, o objetivo era diminuir em 1ºC a temperatura de grandes centros urbanos.

Um laboratório da Califórnia executou um experimento para testar essa hipótese. Nesse estudo, concluiu que um telhado branco e limpo que reflete 80% da luz solar tinha temperatura 31ºC menor em uma tarde de verão. Isso em relação a outro telhado de cor escura.

Tinta para telhado

Em uma tarde de verão, o telhado escuro mede 30ºC (54ºF) mais quente que o telhado branco. (Imagem: U.S. Department of Energy)

Outras pesquisas realizadas na Índia também mediram reduções de 3ºC a 7ºC no interior dos edifícios com cobertura branca. Essa diferença, contudo, foi percebida somente em regiões muito quentes e em dias ensolarados.

Ou seja, em regiões quentes, as coberturas claras se provaram eficientes. Contudo, para diminuir a temperatura de centros urbanos, são necessárias mudanças maiores. Sem adesão da maioria, não é possível comprovar essa teoria.

Já ficou com vontade de pintar seu telhado? Confira então esse passo a passo.

2. Passo a passo: como pintar um telhado

Existem alguns passos a serem tomados antes de iniciar a pintura.

Preparação da estrutura

O telhado precisa estar limpo para receber pintura. Para tanto, deve-se providenciar a limpeza completa do telhado e telhas.

Essa limpeza pode ser realizada com pano úmido, jatos de água e esponjas.

Cuidado para não utilizar produtos que danificam as telhas, como esponjas de aço ou produtos similares.

Telhados de amianto requerem cuidados a mais. Como ele é menos resistente, procedimentos extras de segurança devem ser adotados e levados muito a sério. Assim, evitam-se acidentes e preservam-se as telhas.

De modo geral, certifique-se de que não há poeiras e indícios de sujeira nas telhas antes de pintar.

Em telhas cerâmicas, é necessário utilizar um produto especial para a limpeza, um limpador de telha. Em alguns casos, é necessário, inclusive, lixar a telha antes de pintar.

Qual tinta escolher

Após os procedimentos de limpeza finalizados, o telhado está pronto para receber a pintura. Existem tintas específicas para telhados. É importante que a tinta escolhida seja adequada para este fim.

Além disso, dentre todas as cores disponíveis, escolha uma cor que harmonize com as cores do restante da casa.

É importante lembrar que cores escuras absorvem calor. Já cores mais claras refletem os raios solares. Portanto, se você mora em uma região quente, dê preferência às cores mais claras.

Existem ainda, as tintas térmicas. Essas tintas possuem em sua composição microesferas cerâmicas revestidas com dióxido de titânio que encapsulam o calor. Desta forma, elas refletem os raios UV, reduzem o ruído e criam uma camada de proteção contra ferrugem e fungos. Essa camada de proteção também evita que a telha escureça com a ação do tempo.

Como pintar as telhas

Antes da tinta, é recomendado passar uma demão de “primer”. Então, aguarde ele secar para iniciar a pintura.

Para pintar, você pode utilizar:

  • Pinceis com cerdas macias. Indicado para áreas menores.
  • Rolo de espuma ou pistola. Indicado para áreas grandes.

Duas demãos de tinta costumam ser ideais. Mas dependendo do caso, podem ser necessárias mais demãos. Se a pintura ainda não estiver uniforme, passe uma demão adicional.

Aguarde o tempo de secagem entre as demãos, ele pode variar entre 4 e 6 horas.

Seguindo essas dicas, sua pintura tem de tudo para dar certo.

Tinta para Telhado…

É algo muito simples que pode fazer grande diferença no cotidiano. Pintar o telhado da sua casa para otimizar a eficiência energética.

Em casa que não possuem laje, a diferença é ainda maior. Afinal, o calor absorvido por um telhado branco é muito menor.

Se você achou complicado demais para fazer sozinho, é possível contratar um profissional ou uma empresa qualificada. Que tal colocar essas dicas em prática?

fevereiro 1, 2021
© 2018 UGREEN