fbpx

Já reparou no impacto que a NBR 15575 apresentou na arquitetura e no segmento da construção civil? A tendência, aliás, é que os padrões se tornem ainda mais elevados na previsão de construções próximas. 

Continue esta leitura para entender mais sobre esse cenário e os desafios que podem ser encontrados!

Norma de desempenho

Podemos dizer, sem sombra de dúvidas que, desde a vigoração desta norma de desempenho, houve uma considerável elevação na qualidade das obras. E no que se refere à previsão de construções próximas, espera-se que este fator se torne cada vez mais marcante.

A contribuição da norma neste sentido, é justamente oferecer orientações que visam o desempenho das edificações. O foco, com isso, deixou de ser simplesmente a qualidade dos materiais, passando a incluir comportamento dos sistemas como um todo durante sua vida útil. 

Cenário favorável à previsão de construções próximas

Desde a obrigatoriedade da norma, pode-se perceber a mobilização e empenho do setor na compreensão e atendimento aos requisitos exigidos. De lá para cá, o segmento está atento e busca trabalhar com os preceitos do desempenho. 

Nota-se que, tanto os projetistas como as construtoras procuram, progressivamente, cumprir as exigências da norma no âmbito habitacional. Este comportamento é o responsável por viabilizar o cenário favorável à previsão de construções próximas.

Desafios do segmento

Ainda que tenha muito a oferecer às previsões de construções próximas, o caminho a ser percorrido ainda apresenta alguns obstáculos. Para que a qualidade das construções residenciais sejam garantidas, é necessário que haja um maior envolvimento do setor. Por exemplo, os fabricantes precisam assumir uma postura mais comprometida em relação aos ensaios. 

Os projetistas também devem buscar uma compreensão mais plena das diretrizes da norma. As construtoras precisam desempenhar um papel mais engajado, exigindo mais rigorosamente os laudos dos ensaios realizados em produtos e sistemas. É necessário, ainda, atuar mais intensamente o pós-vendas.

Mais um desafio, é o pleno entendimento da norma e de todas as suas determinações, que ainda é módico. 

A formação de especialistas que estejam aptos a interpretar o resultado dos ensaios realizados nas obras representa outra deficiência. Ou seja, ainda existem muitos profissionais que, mesmo tendo boa vontade, estão apresentando dificuldades em apreender alguns aspectos da norma. Por fim, é notável a necessidade de treinamentos ou aperfeiçoamentos para formar profissionais capazes de analisar dados obtidos nos testes.

O caminho é o aperfeiçoamento

Podemos dizer, com isso, que a garantia da evolução da previsão de construções próximas, depende que os envolvidos no segmento busquem capacitação. As constantes revisões da norma também exigem um acompanhamento constante. 

Aqui na UGreen, oferecemos inúmeros cursos, treinamentos e toda a orientação necessária no que se refere à NBR 15575. Além disso, ao assinar nossa newsletter, você fica por dentro de todas as novidades do setor construtivo. Faça parte da comunidade UGreen e garanta seu lugar no futuro da arquitetura residencial.

© 2018 UGREEN