fbpx

ACESSO A AULAS GRATUITAS EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Inscreva-se nas melhores aulas ao vivo em construções sustentáveis da internet.

Como economizar água

A preocupação de economizar água é recente na história da humanidade. Durante anos, as pessoas puderam consumir água potável à vontade.

Hoje, a poluição de rios e as mudanças climáticas estão diminuindo a oferta de água doce no mundo. A importância de economizar água vai muito além de gastar menos dinheiro.

Economizar água é demonstrar respeito para com o planeta.

Hoje, o maior gasto de água se encontra em atividades industriais e de agricultura. Contudo, atitudes conscientes devem partir de casa também.

No Brasil existe a Lei das Águas. Essa lei incentiva o uso racional da água e a captação de água da chuva.

Diversos estados brasileiros já contam com leis específicas que regulamentam o uso de água. Essas leis obrigam algumas construções a recolherem água da chuva, por exemplo.

São inúmeras as possibilidades de se economizar água. Isso pode ser feito tanto em ações cotidianas como em projetos de arquitetura.

Nesse artigo, você verá:

  • 9 Atitudes para economizar água em seu cotidiano
  • Como instalar um sistema de coleta de água da chuva
  • Alternativas de paisagismo para economizar água

Leia este artigo até o fim e passe a economizar muito na conta de água.

1. 9 Atitudes para economizar água em seu cotidiano

Atitudes sustentáveis começam dentro de casa. Em nosso cotidiano, podemos fazer diversas escolhas que demonstram nossa consciência ambiental.

Abaixo, veja algumas atitudes simples para adotar hoje mesmo:

  • Reutilizar a água da máquina de lavar roupa e do chuveiro antes de esquentar;
  • Tomar banhos mais curtos;
  • Não deixar a torneira aberta desnecessariamente;
  • Lavar os carros com balde;
  • Prestar atenção em vazamentos, sempre realizando as manutenções necessárias;
  • Lavar a roupa com menos frequência, somente quando a máquina estiver cheia;
  • Varrer as calçadas ao invés de lavar
  • Inspecionar a caixa d’água com frequência;
  • Dar preferência para equipamentos mais econômicos.

Quais seriam esses equipamentos mais econômicos?

O vaso sanitário com válvula de descarga na parede consome cerca de 14 litros de água por descarga.

Já o modelo com caixa acoplada, pode consumir de 3 a 6 litros. Esse modelo ainda tem uma variação em que é possível escolher entre uma descarga mais fraca ou mais forte.

Para torneiras e chuveiros, existem redutores de vazão. Esses redutores podem ser aquelas redes metálicas que direcionam a água e também válvulas redutoras.

Na questão de água, o chuveiro elétrico é mais econômico em relação ao chuveiro aquecido a gás. Isso porque o chuveiro elétrico aquece a água no próprio equipamento. Assim, não é preciso esperar até que a água esquente.

A dica para o chuveiro a gás é recolher a água fria em um balde para reutilizar. Essa é uma técnica manual. Porém, até que não sejam lançadas tecnologias que otimizem esse processo, adotamos as soluções possíveis.

Outra técnica comum em locais públicos ou comerciais são os temporizadores de torneira. Sua função é desligar a torneira automaticamente após alguns segundos. Ao adotar temporizadores, é muito importante garantir a manutenção frequente deles.

Por último, a técnica mais eficiente para economizar água é adotar sistemas de coleta de água da chuva.

2. Como instalar um sistema de coleta de água da chuva

A água da chuva não é considerada potável. Por isso, utiliza-se essa água para atividades de limpeza, rega do jardim ou descargas.

Quando não há coleta de água da chuva, a água que cai no telhado vai para a canalização de águas pluviais da cidade. Essa água é canalizada até o curso de água mais próximo. Esses cursos d’água podem ser córregos, rios ou o mar.

Ao recolher a água da chuva, você armazena ela em uma cisterna. A partir dessa cisterna, é possível direcionar a água para alguns pontos da casa.

Abaixo estão alguns exemplos de cisterna. Ela pode ficar acima do solo ou enterrada no chão.

Economizar água

Exemplo de cisterna sobre o chão. (Fonte: tecnotri.com.br)

Economizar água

Exemplo de cisterna enterrada. (Fonte: cec.com.br)

Dependendo do caso, será necessário bombear essa água para outra caixa d’água mais alta. Deste modo, a água ganha pressão para ser usada em descargas, por exemplo.

A primeira água da chuva que cai no telhado geralmente traz bastante sujeira. Essa sujeira também pode conter folhas que foram se acumulando. Por isso, é importante que haja um filtro de folhas e que essa primeira água seja descartada.

Hoje existem sistemas que realizam essa função automaticamente.

Economizar água

Exemplo de filtro de folhas e impurezas. (Fonte: fortlev.com.br)

Para garantir que o seu sistema de coleta seja eficiente, invista em um bom projeto. Um profissional de arquitetura ou engenharia pode definir a melhor forma de funcionamento.

Com esse sistema instalado, você poderá economizar até 50% na conta de água.

Afinal, não faz sentido utilizar água potável para dar descarga ou molhar as plantas, não é mesmo?

Falando em molhar as plantas, essa é outra atividade que consome muita água.

Dependendo do clima de sua região, pode haver épocas de pouca chuva. Nessas épocas é necessário regar as plantas para que elas não morram.

3. Alternativas de paisagismo para economizar água

Um jardim bonito exige diversos cuidados e manutenção.

Se você precisa de muita água para manter seu jardim vivo, talvez esteja na hora de repensar o paisagismo.

Existem algumas plantas que precisam de muita água para se manterem vivas e bonitas. Já outras, preferem uma terra mais seca.

O Xeriscaping é uma técnica de paisagismo que busca adotar um paisagismo que não precisa de irrigação. São escolhidas plantas adaptadas ao clima da região. Essas plantas geralmente sobrevivem somente com a água da chuva.

Essa técnica é mais utilizada em regiões secas. Em locais com chuvas frequentes é preciso tomar cuidado para não “afogar” as plantas.

Economizando água

Nesse artigo você viu como é fácil tomar atitudes simples para economizar água dentro de casa. Quanto menos desperdício, mais garantimos água potável para as gerações futuras.

Até este ponto, você já deve ter repensado algumas atitudes, não é?

Educar as crianças desde cedo a utilizar água com responsabilidade é muito importante.

Junto a essas atitudes, aposte na coleta de água da chuva e no xeriscaping. Essas técnicas farão uma grande diferença em sua conta de água no fim do mês.

Se você trabalha com grandes empreendimentos, fique atento à legislação de sua cidade e estado. Em diversos lugares já é obrigatória a instalação de sistemas de coleta de água da chuva.

Gostou desse artigo?

Comente aqui quais atitudes você já toma para economizar água.

dezembro 3, 2020
© 2018 UGREEN