fbpx

ACESSO A AULAS GRATUITAS EM CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Inscreva-se nas melhores aulas ao vivo em construções sustentáveis da internet.

VOCÊ AINDA TEM MEDO DO BIM?

Para quem atua com projetos na construção civil há algum tempo, se lembra muito bem como foi a transição entre projetar na prancheta e migrar para o AutoCAD. Hoje a carreira de muitos arquitetos, engenheiros, projetistas e profissionais da área também se encontra em uma mudança similar, a mudança para a plataforma BIM.

Com o CAD você otimizava o tempo que perdia desenhando um projeto técnico a mão e também evitava horas de retrabalho caso houvesse algum tipo de rasura no papel vegetal, por exemplo. No entanto, as mudanças desta migração se limitavam somente a etapa de projeto e seu desenho.

Já com o BIM é algo totalmente diferente. O BIM em sua essência, exige interação em todo o ciclo de vida de uma construção, ou seja, desde a sua viabilidade até a sua futura demolição. O efeito disto é que para ser implantado em uma empresa com eficiência é necessário uma mudança cultural e em toda a cadeia da construção civil.

UM LIMITADOR DO PROCESSO CRIATIVO?

Ao contrário do que muitos dizem, pensar e projetar na plataforma BIM não limita o processo criativo. Ao contrário, oferece a possibilidade para que os profissionais da área sejam mais profissionais e valorizarem o seu trabalho e conhecimento. Eles terão que trabalhar mais para pensar em soluções técnicas que realmente funcionem. O BIM permite uma aproximação REAL com a edificação que será construída. Isso faz com que os arquitetos, engenheiros ou projetistas tenham que estudar muito mais e pesquisar sobre alternativas técnicas para que esta máquina esteja em pleno funcionamento.

Também não é necessário que seus parceiros já trabalhem em BIM. Muitos escritórios que já atuam na plataforma BIM, e quando necessário, exportam seus arquivos para o CAD para enviar aos parceiros que não usam a tecnologia. Desta forma ainda é possível fazer a sua parte no processo, mesmo que os outros ainda não a façam, e se acostumar até que todos estejam fazendo.

Essa implantação é algo sem volta e não é necessário este medo do BIM. As vantagens são muitas e os profissionais que estão por trás da tecnologia estão produzindo softwares cada vez mais eficazes e intuitivos.

Por isso deixamos vocês com uma pergunta: Vale a pena manter o medo do BIM e esperar?

Post complementar se você é iniciante na área: What is BIM? (Building Information Modelling) – NBS National BIM Library

janeiro 24, 2018
© 2018 UGREEN