fbpx

O que é a Compostagem?

A Compostagem é uma técnica sustentável de fertilização do solo. Ela pode ser feita com parte dos resíduos orgânicos, sejam eles de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal.

O processo se dá de forma natural, onde os micro-organismos, como fungos e bactérias, degradam essa matéria orgânica. O resultado é um adubo excelente para hortas, vasos de plantas, jardins ou terrenos.

Essa não é uma prática nova, mas ganhou popularidade com o avanço da preocupação com o meio ambiente. Há muito tempo, agricultores já utilizavam esse método para obter fertilizante orgânico.

Muitas pessoas aderiram ao método por ser uma forma de adquirirem adubo para suas plantas e hortas. Hoje, existem no mercado as composteiras.

Compostagem

A composteira é um local ou estrutura para o depósito e processamento do material orgânico. Nesse local que irá ocorrer a compostagem. A composteira pode ser de vários tamanhos ou formatos, isso vai depender do volume de produção e espaço livre, mas todas possuem a mesma finalidade.

Elas podem ser usadas em casas e apartamentos, sendo a compostagem caseira uma ótima iniciativa.

Por que fazer a Compostagem?

Ao usar a técnica da Compostagem, contribui-se para uma redução das sobras de alimentos, sendo uma forma fácil de reciclar os resíduos das residências. Esse é um dos métodos mais antigos de reciclagem, onde o ser humano apenas imita o processo da natureza para melhorar a terra.

Compostagem

Fazendo uso dessa técnica, pode-se diminuir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente. Dos resíduos gerados no Rio de Janeiro, cerca de 52% são orgânicos, contra 44% de recicláveis e 4% de rejeitos.

Em 20 anos, a porcentagem de lixo orgânico aumentou 16% segundo dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB).

Infelizmente, nem todos esses 52% podem ser compostados. Isso se deve ao fato de não terem sido separados previamente e, assim, podem ter se misturado a resíduos que não são compostáveis.

O que pode ser compostado?

Dos elementos verdes, podem ser compostados:

  • Restos e cascas de frutas, legumes e verduras
  • Saquinhos de chá
  • Bagaço de cana
  • Restos ou migalhas de pães ou biscoitos
  • Esterco de galinha, gado ou cavalo (animais herbívoros)
  • Pó de café
  • Restos de grãos ou farinhas crus

Dos elementos castanhos, podem ser compostados:

  • Aparas de ervas, raízes ou capim seco
  • Restos de podas e jardinagem
  • Cascas de árvores
  • Arbustos e árvores
  • Grama seca
  • Folhas secas
  • Serragem

Como fazer minha Compostagem Caseira?

Compostagem

Para fazer sua compostagem caseira, você precisará de algumas dicas:

  1. Escolher um lugar que seja de fácil acesso e sombreado.
  2. Pegue os restos orgânicos e reduza o tamanho deles, pode ser picando ou rasgando.
  3. Primeiro, você deverá colocar o material graúdo (o mais adequado é o de cercas vivas e poda de árvores, picados) até uma altura de 20 cm.
  4. Acrescente mais resíduos de jardim e de cozinha, mas misture bem para que não se formem camadas de um único material.
  5. Lembre-se de manter o material solto e fofo.
  6. Recubra com uma camada de palha, folhas de bananeira, grama ou folhagem para proteger do ressecamento e de chuvas fortes.
  7. Sempre que necessário, molhe para manter a umidade.
  8. Avalie a temperatura. Isso pode ser feito com um termômetro de haste longa, uma barra de ferro ou apenas colocando a mão no interior. Se for possível suportar o calor, a temperatura está boa.

 

Lembre-se da importância da Compostagem para a redução de resíduos e como isso irá ajudar o nosso planeta!

 

maio 19, 2018
© 2018 UGREEN