fbpx

Você conhece as estratégias para trabalhar com um projeto de iluminação de acordo com a norma de Desempenho?

Este é um tema de máxima importância. Afinal, ao ser negligenciada nos ambientes internos, pode trazer sérias consequências à saúde.

Gostaria de saber um pouco mais sobre um projeto de iluminação e a sua importância nos ambientes? Continue lendo este artigo!  

Projeto de iluminação e a qualidade nas edificações

Como sabemos, é dever do arquiteto oferecer ambientes que promovam boa qualidade de vida e a melhor experiência aos usuários de cada ambiente. Dizemos que é uma obrigação porque, no âmbito legal, existem normas que devem ser seguidas neste sentido. 

Como é o caso da NBR 15575, que inclui diversas exigências dos usuários em relação às edificações. Seu principal objetivo é que as residências atendam a uma série de requisitos,  garantindo conforto, segurança e bem-estar aos moradores. Entre as disposições desta norma estão, justamente, os critérios de iluminação, que podem ser conferidos neste outro post.

Um projeto de iluminação que ofereça harmonia e aproveite ao máximo a luz natural é uma atitude sustentável e formidável. Isso porque ela reduz o uso de energia elétrica que as lâmpadas produzem e não geram calor, reduzindo a necessidade de climatização artificial. 

No quadro atual do país, onde a energia é um recurso sobrecarregado, esta técnica é fundamental. Sua aplicação atua também na redução de carbono e gases do efeito estufa.

Desafios nos projetos de iluminação

Atualmente, o grande desafio em um projeto de iluminação natural é aproveitar todo o seu potencial, mantendo estado e superfície equilibrados, além de explorar os benefícios práticos de desempenho e as dimensões estéticas, experienciais e ecológicas.

Os projetos de iluminação são capazes de produzir verdadeiras obras-primas, utilizando-se da inovação e também dos recursos já disponíveis. Pensando nisso, desenvolvemos uma série de vídeos e conteúdos tratando especificamente da luz natural e como ela pode ser trabalhada. Você pode conferir a primeira parte neste link.

Atmosferas transformadas pela iluminação natural

Para comprovar como a luz natural é capaz de transformar atmosferas, deixamos abaixo alguns exemplos para você se inspirar:

Que a arte da iluminação seja cada vez mais incorporada aos ambientes, trazendo a todos os benefícios de que é capaz, sobretudo no contexto da arquitetura contemporânea.

Gostou desse texto? Então, assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades e aproveite para conhecer nosso catálogo de cursos.

© 2018 UGREEN