fbpx

Os melhores projetos sustentáveis de 2020

Você sabe o que é um projeto sustentável?

Existem inúmeras estratégias sustentáveis que podem ser adotadas em edifícios. Cada projeto considera as opções mais adequadas ao seu contexto.

Um telhado verde, sozinho, não garante que um edifício seja sustentável, por exemplo. É necessário um conjunto de técnicas que melhoram o desempenho do edifício e se complementam.

A sustentabilidade precisa considerar aspectos ambientais, sociais e econômicos. Por isso, é muito difícil criar critérios que avaliam a sustentabilidade.

Hoje, existem diversos parâmetros e certificações que atestam a eficiência de edifícios. Esses parâmetros consideram itens como:

  • Eficiência energética
  • Água
  • Carbono
  • Resíduos
  • Impactos sociais

Cada vez mais, percebe-se os benefícios dessas estratégias. Construções que otimizam recursos naturais são uma grande tendência e necessidade para o futuro.

Acompanhe neste artigo essas tendências, com os edifícios sustentáveis que se destacaram no ano de 2020.

A lista é feita pelo American Institute of Architecture Committee on the Environment. Ela traz edifícios localizados nos Estados Unidos.

Essa seleção é uma das mais importantes do segmento de arquitetura sustentável no mundo. Isso significa que os projetos abaixo são referências de construções sustentáveis do ano.

O instituto ressalta que os edifícios são responsáveis hoje, pela emissão de 40% das emissões de CO2 do planeta. Por este motivo, é urgente que eles sejam realmente sustentáveis.

Clicando em cada título, você pode saber mais sobre os projetos.

1. Biblioteca Central de Austin

Projetada pelos arquitetos Flato e Shepley Bulfinch, a biblioteca foi planejado de acordo com o contexto do local.

As duas principais metas para esse edifício eram a iluminação otimizada e conservação de água para os edifícios da região.

Desta forma, ele possui um sistema de coleta de água da chuva com capacidade de 1500 litros. Uma parte dessa água é utilizada em um terraço jardim que atrai insetos polinizadores.

A biblioteca possui um átrio de seis andares que faz a função de iluminar seu interior com luz natural. Além disso, as varandas e mesas ao ar livre proporcionam o contato das pessoas com a natureza.

O projeto é certificado com LEED Platinum, classificação mais alta do programa.

2. Fronteira Terrestre dos Estados Unidos

Um projeto bem desafiador e diferente, foi projetado pelo escritório Richter Architects.

Consiste em um porto de entrada bastante movimentado no deserto de Chihuahuan, no México. Pedestres, veículos e mercadorias transitam pelo local diariamente.

Além de ser uma fronteira segura e eficiente, o local pretende transmitir as virtudes para quem chega no país. A arquitetura inspira, respeita, preserva os recursos naturais e valoriza diferentes culturas.

Para transmitir essa mensagem, estratégias sustentáveis estão atreladas ao design.

Os painéis fotovoltaicos no telhado acompanham as formas das montanhas. Os tijolos coloridos e o aço desgastado imitam os padrões da terra e da grama presentes na paisagem. O paisagismo conta a história da escassez e da colheita de água no deserto.

A sombra no exterior e a luz natural no interior do edifício aproveitam o sol da melhor maneira possível.

3. Centro da Natureza Ambiental e Pré-Escola

Projeto Sustentável

Em 2019, a pré escola foi adicionada a um Centro Ambiental que já existia no local. Ambos foram projetados pelo escritório LPA, Inc.

O Centro ambiental funcionava com o intuito de fornecer educação ambiental, na prática. A escola, então, foi adicionada para oferecer uma educação voltada para a natureza a crianças entre 2 e 5 anos.

“Ele apresenta às crianças a sustentabilidade responsável em uma idade jovem. É um lugar onde as pessoas vão querer enviar seus filhos. Ele faz todas as coisas certas – água, biofilia, resiliência e ótimas escolhas materiais.” – Comentário do júri

O projeto foi desenvolvido através de uma abordagem de design holística. Envolveu a equipe de arquitetos, engenheiros, paisagistas e designers de interiores da empresa.

Possui estratégias de ventilação natural e painéis fotovoltaicos na cobertura.

4. Sede da Etsy

Projeto sustentável

Esse projeto envolveu a reforma de um edifício antigo em Brooklyn, (Nova Yorque).

A reforma buscou manter a maior parte da estrutura já existente. Foi dada preferência a materiais locais e o edifício utiliza energia solar. Ele possui uma cobertura com jardins, que é um espaço de convívio para os funcionários.

O interior da empresa possui diversas estratégias biofílicas. Foram trazidos materiais e cores naturais para os ambientes comuns e de trabalho. A sede também possui diversas peças que foram produzidas artesanalmente na região.

A empresa tem uma filosofia que busca cuidar da saúde de seus funcionários.

5. Centro de justiça social da Fundação Ford

Este projeto, assim como o anterior, foram projetados pelo escritório Gensler.

Este também é uma reforma de um edifício antigo. Muitos materiais foram preservados e o edifício foi adaptado para melhorar sua funcionalidade. A abordagem de design reflete os valores centrais da fundação de transparência, colaboração, inclusão e capacitação.

Muitos espaços foram abertos ao público, e as janelas proporcionam transparência para o exterior.

A água da chuva é coletada e utilizada para regar os jardins e para resfriamento interno. Estratégias de eficiência energética foram adotadas, responsáveis por uma economia de energia de 35%.

6. Edifício de Design John W. Olver

Projeto sustentável

Projeto de Leers Weinzapfel Associates abriga departamentos da Universidade de Massachusetts.

O edifício promove a colaboração entre arquitetura, construção civil, paisagismo e planejamento regional. O seu design sustentável explora as tecnologias emergentes de construção com madeira.

Diversas estratégias de design passivo aumentam a eficiência energética. Dessa forma, reduz-se a energia utilizada e a energia incorporada em sua construção.

Este é maior edifício acadêmico de madeira laminada cruzada (CLT) dos Estados Unidos. Ele demonstra a sustentabilidade e beleza da madeira como material de construção renovável.

O prédio em si é tanto um ambiente de aprendizado quanto uma ferramenta de ensino. Demonstrando a simplicidade, o poder e a beleza da sustentabilidade.

7. Keller Center – Escola de Políticas Públicas da Universidade de Chicago

O projeto consiste na restauração de um edifício histórico, pelos escritórios Farr Associates e Woodhouse Tinucci Architects.

O edifício foi integrado à comunidade de seu entorno, com novas entradas e caminhos. A fachada de vidro permite entrada de luz natural. Em simultâneo, possui uma tecnologia que evita que os pássaros esbarrem no vidro.

Um átrio central maior de quatro andares serve a várias funções.

O Keller Center é um laboratório de aprendizagem. Nele, estudantes de políticas podem testemunhar desafios e soluções do mundo real por meio do design.

8. Centro de Educação Marinha do Laboratório de Pesquisa da Costa do Golfo

Esse centro educacional foi projetado após o furacão Katrina e outras tempestades destruírem a estrutura antiga.

A estrutura é dividida entre diversas construções de pequena escala. Elas são elevadas, de forma a resistir a possíveis cheias do rio.

As instalações incluem salas de aula ao ar livre, laboratórios, escritórios administrativos, espaços de montagem, áreas de exposição e uma ponte suspensa para pedestres.

Os edifícios foram localizados na copa das árvores existentes. Permitem assim, que as árvores funcionassem como um amortecedor natural do vento. A equipe selecionou materiais de baixo impacto para a saúde dos ocupantes e para evitar a contaminação do oceano em caso de desastre natural.

9. The Six

O edifício foi projetado para abrigar moradores de rua e ex veteranos de guerra. Como muitos inquilinos possuem deficiências físicas, o local foi completamente adaptado.

The Six foi projetado considerando estratégias de iluminação e ventilação natural. Possui também painéis solares para captação de energia.

O design tira a ênfase de um layout recluso e isolado em favor de um espaço interativo voltado para a comunidade.

10. Upcycle

Upcycle significa reciclar um material sem comprometer sua qualidade.

O terceiro projeto dessa lista do escritório Gensler, é um espaço criativo para escritórios.

Antigo prédio de reciclagem, ele foi transformado em um espaço lúdico. Todos os elementos do local foram reaproveitados.

Ele atingiu o objetivo de contar a história dos materiais e ser um local atrativo para pessoas e escritórios. As claraboias permitem entrada de luz natural e um sistema de ventilação reduz a necessidade de climatização.

Concluindo

Esses projetos mostram como a sustentabilidade depende de cada contexto. Assim como das soluções presentes no local.

Cada projeto, de sua maneira, transformou estratégias sustentáveis em edifícios completos. Sempre levando diversos fatores em consideração, como preservação, vida em sociedade, eficiência energética, saúde e assim por diante.

Fonte: AIA ORG.

dezembro 28, 2020
© 2018 UGREEN