• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

ACESSO A BIBLIOTECA DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Inscreva-se e receba ebooks e conteúdos periódicos

LEED: O que é e como Funciona?

Se você está aqui, muito provavelmente quer saber o que é LEED. Então vamos começar com o seu surgimento, certo?

LEED é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design. Traduzindo: Liderança em Energia e Design Ambiental.

Foi criada pelo United States Green Building Council, ou mais conhecido como USGBC (www.usgbc.org), em 1993.

O USGBC foi criado com o intuito de promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.

Logo no inicio o USGBC compreendeu que precisava viabilizar essa ideia para a indústria, pois só assim essas práticas seriam palpáveis e mensuráveis.

Tornou-se assim necessária a criação de um sistema próprio. Foi então introduzido o sistema de classificação LEED como uma forma de se estabelecer estratégias e padrões para a criação de edifícios sustentáveis.

De 1994 a 2013, a certificação evoluiu de um padrão para a construção nova para um sistema abrangente de padrões inter-relacionados que abordassem todos os aspectos do processo de desenvolvimento e construção.

por que o leed foi criado

Por que o LEED foi criado?

  1. Reconhecer liderança ambiental na indústria da construção
  2. Definir “edifícios verdes” através do estabelecimento de um padrão comum de medição
  3. Promover práticas de projeto e de construção integrativas
  4. Estimular a concorrência verde
  5. Sensibilizar os consumidores para os benefícios da construção verde
  6. Propagar a visão sobre o desempenho de um edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo
  7. Transformar o mercado de construção

Para cumprir com essa missão, o USGBC estabeleceu medidas de:

  1. Educação: apresentando para a indústria melhores práticas em green building
  2. Lobby: trazendo ferramentas e estratégias para líderes locais e nacionais
  3. Recursos: com ferramentas para equipes de projeto interessados em projetar verde
  4. Diversos comitês, entidades regionais e conferências
  5. A Greenbuild, que é a feira de exposição conceituada no exterior

 como o leed funciona

Como o LEED Funciona

De forma resumida, para você certificar um projeto você precisa atingir uma pontuação mínima. Essa pontuação está relacionada à satisfação de diversos requisitos de Construção Verde, divididos nas seguintes Categorias de Crédito:

  • Localização e Transporte
  • Lotes Sustentáveis
  • Eficiência da Água
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e Recursos
  • Qualidade Interna dos Ambientes
  • Inovação e Prioridades Regionais

Cada categoria possui pré-requisitos e créditos. Pré-requisitos são obrigatórios para que você possa obter a certificação. Já os créditos são onde você pode realmente obter pontuações que irão contribuir para o nível de certificação almejado.

Exemplos

Um exemplo de crédito é o de Energias Renováveis, que está na categoria de Energia e Atmosfera. Aqui, você obtém uma pontuação pela inserção de um sistema de energia renovável em sua edificação, que pode ser, por exemplo, pelo uso de placas fotovoltaicas.

Inserindo este sistema, por exemplo, em uma escola, e atingir uma meta de desempenho comprovada, você receberá uma pontuação para o crédito.

O mesmo acontece se estabelecer e comprovar um bom nível de Conforto Acústico em salas de aula, que estaria na categoria de Qualidade Interna dos Ambientes.

Ou reduzir o consumo interno e externo de água da sua edificação, que são pré-requisitos e créditos localizados na categoria de Eficiência da Água.

Resumindo, o sistema de classificação premia você de acordo com o quanto você fizer pela edificação.

pontuação do leed

A Pontuação

Somando todas essas otimizações na edificação, que podem chegar até a 70 estratégias, os edifícios são certificados da seguinte forma:

  • Certified: 40 pontos
  • Silver: 50 pontos
  • Gold: 60 pontos
  • Platinum: 80 pontos ou mais

Conclusão

O sistema de certificação LEED permite assim que times de projeto encontrem estratégias sustentáveis de acordo com uma visão comum, sabendo exatamente o que precisa ser atingido e quem será o profissional responsável por cada tarefa.

É amplamente embasado em normas técnicas internacionais recentes, tornando os profissionais conhecedores do sistema a frente dos outros a nível de estratégias sustentáveis para edificações.

O LEED AP é um profissional que estudou e comprovou seu conhecimento por meio de um exame, podendo trabalhar em certificações de projetos em todo o mundo e geralmente um líder entre os times de projeto de grandes empreendimentos.

QUER SABER MAIS? ASSISTA O WEBINÁRIO GRATUITO

Como se Tornar um LEED AP em 3 Meses

E Obter Oportunidades Sustentáveis no Mundo Todo

maio 1, 2018

12 responses on "O que é LEED?"

  1. Bom dia! Estou tendo contato com a certificação Leed agora, e entendo que é o caminho para direcionar os profissionais para um contato muito mais intenso com a sustentabilidade.
    Eu trabalho com revestimentos impermeáveis em todos os segmentos, na industria fazemos proteção de diques de ácidos, nos Centros de Distribuição fazemos a proteção dos pisos, nas salas de baterias, nas residencias fazemos proteção contra infiltrações em paredes e lajes.
    Eu poderia certificar a minha empresa nesse sgmento?
    Fique muito interessado nesse tipo de certificação!
    att.

  2. Olá Filipe, tudo bem?

    Sou engenheira especializada em Fire Protection e surgiu uma solicitação de um cliente para que o projeto de Fire Protection (Hidrantes, sprinklers, extintores, etc) tenham a certificação LEED.

    Fiz uma pesquisa e encontrei o site Ugreen, que já me tirou algumas dúvidas, mas gostaria de saber se os projetos de Fire também precisam ter essa certificação e o que eu preciso fazer para que meus projetos tenham a certificação LEED BD+C, pode me orientar?

    Grata,

    • Oi Mariana! Você precisa que os componentes sejam certificados ou o projeto? Os componentes não podem ser certificados, e sim estar de acordo com a certificação em alguns aspectos. Se for a obra, ela precisa estar enquadrada dentro dos critérios, que pode ser novas construções, edifícios existentes, entre outros. Relate melhor para nós que te ajudamos! 🙂 Abraço!

  3. Muito boa a explicação!!

  4. Boa tarde.

    Meu nome é Diego sou eng. civil, estou atendendo uma solicitação de um cliente que deseja reformar um ambiente dentro de um edifício com certificado platinium, minha duvida é, minha empresa precisa ter algum certificado para execução desta obra, ou apenas atender as exigências solicitada pelo celo Leed.

    • Olá Diego:

      A obra já está certificada, portanto não, sua empresa não precisa ter nenhuma credencial em especial.
      Apenas que você tenha conhecimento para atender as exigências do LEED e assim não comprometer nada do que já foi feito.

      Abraço

  5. Olá, Estou concluindo um projeto referente a um edifício comercial seguindo as exigências para a certificação LEED, conseguimos certifica-lo antes que seja construído? apenas registrando-o ? e qual o tempo dessa análise ?

  6. Olá, qual a data de publicação deste artigo?

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 UGREEN