fbpx

LEED: O que é e como Funciona?

Se você está aqui, muito provavelmente quer saber o que é LEED. Então vamos começar com o seu surgimento, certo?

LEED é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design. Traduzindo: Liderança em Energia e Design Ambiental.

Foi criada pelo United States Green Building Council, ou mais conhecido como USGBC (www.usgbc.org), em 1993.

O USGBC foi criado com o intuito de promover e fomentar práticas de construções sustentáveis.

Logo no inicio o USGBC compreendeu que precisava viabilizar essa ideia para a indústria, pois só assim essas práticas seriam palpáveis e mensuráveis.

Tornou-se assim necessária a criação de um sistema próprio. Foi então introduzido o sistema de classificação LEED como uma forma de se estabelecer estratégias e padrões para a criação de edifícios sustentáveis.

De 1994 a 2013, a certificação evoluiu de um padrão para a construção nova para um sistema abrangente de padrões inter-relacionados que abordassem todos os aspectos do processo de desenvolvimento e construção.

por que o leed foi criado

Por que o LEED foi criado?

  1. Reconhecer liderança ambiental na indústria da construção
  2. Definir “edifícios verdes” através do estabelecimento de um padrão comum de medição
  3. Promover práticas de projeto e de construção integrativas
  4. Estimular a concorrência verde
  5. Sensibilizar os consumidores para os benefícios da construção verde
  6. Propagar a visão sobre o desempenho de um edifício ao longo do ciclo de vida do mesmo
  7. Transformar o mercado de construção

Para cumprir com essa missão, o USGBC estabeleceu medidas de:

  1. Educação: apresentando para a indústria melhores práticas em green building
  2. Lobby: trazendo ferramentas e estratégias para líderes locais e nacionais
  3. Recursos: com ferramentas para equipes de projeto interessados em projetar verde
  4. Diversos comitês, entidades regionais e conferências
  5. A Greenbuild, que é a feira de exposição conceituada no exterior

 como o leed funciona

Como o LEED Funciona

De forma resumida, para você certificar um projeto você precisa atingir uma pontuação mínima. Essa pontuação está relacionada à satisfação de diversos requisitos de Construção Verde, divididos nas seguintes Categorias de Crédito:

  • Localização e Transporte
  • Lotes Sustentáveis
  • Eficiência da Água
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e Recursos
  • Qualidade Interna dos Ambientes
  • Inovação e Prioridades Regionais

Cada categoria possui pré-requisitos e créditos. Pré-requisitos são obrigatórios para que você possa obter a certificação. Já os créditos são onde você pode realmente obter pontuações que irão contribuir para o nível de certificação almejado.

Exemplos

Um exemplo de crédito é o de Energias Renováveis, que está na categoria de Energia e Atmosfera. Aqui, você obtém uma pontuação pela inserção de um sistema de energia renovável em sua edificação, que pode ser, por exemplo, pelo uso de placas fotovoltaicas.

Inserindo este sistema, por exemplo, em uma escola, e atingir uma meta de desempenho comprovada, você receberá uma pontuação para o crédito.

O mesmo acontece se estabelecer e comprovar um bom nível de Conforto Acústico em salas de aula, que estaria na categoria de Qualidade Interna dos Ambientes.

Ou reduzir o consumo interno e externo de água da sua edificação, que são pré-requisitos e créditos localizados na categoria de Eficiência da Água.

Resumindo, o sistema de classificação premia você de acordo com o quanto você fizer pela edificação.

pontuação do leed

A Pontuação

Somando todas essas otimizações na edificação, que podem chegar até a 70 estratégias, os edifícios são certificados da seguinte forma:

  • Certified: 40 pontos
  • Silver: 50 pontos
  • Gold: 60 pontos
  • Platinum: 80 pontos ou mais

É importante mencionar que o LEED está sempre se atualizando. A versão mais atual é a LEED v4.1. Portanto, sempre verifique a última versão da certificação quando for estudar sobre o tema. Desta forma você não corre o risco de obter informações desatualizadas.

Conclusão

O sistema de certificação LEED permite assim que times de projeto encontrem estratégias sustentáveis de acordo com uma visão comum, sabendo exatamente o que precisa ser atingido e quem será o profissional responsável por cada tarefa.

É amplamente embasado em normas técnicas internacionais recentes, tornando os profissionais conhecedores do sistema a frente dos outros a nível de estratégias sustentáveis para edificações.

O LEED AP é um profissional que estudou e comprovou seu conhecimento por meio de um exame, podendo trabalhar em certificações de projetos em todo o mundo e geralmente um líder entre os times de projeto de grandes empreendimentos.

julho 27, 2019
© 2018 UGREEN