• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

ACESSO A BIBLIOTECA DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Inscreva-se e receba ebooks e conteúdos periódicos

10 motivos ser um arquiteto

 

PESSOAS ADORAM LISTAS…

Discos, filmes, auto-ajuda…então resolvi criar uma também. Iria começar dizendo 10 razões para não ser um arquiteto, mas como todos só falam de crise atualmente, resolvi deixar para a próxima.

Aqui estão as 10 Razões Para Você Ser um Arquiteto (ou continuar sendo):

1. A prática está sempre evoluindo.

É impressionante o que a arquitetura evoluiu desde que concluí a faculdade, em 2005. Apesar de sabermos que o surgimento de várias tecnologias ocorreu muito antes disso, na última década observamos o estabelecimento do BIM, a parametrização por algoritmos e todo o tipo de análise por simulação, além da popularização de estratégias sustentáveis e certificações.

2. É um estilo de vida.

Assim como os metaleiros, arquitetos criam seu próprio círculo social, onde interagem e até mesmo procriam dentro deste nicho próprio (sou um exemplo). Existem ainda padrões comportamentais específicos, como observar o teto dos ambientes, criar teorias arquitetônicas que solucionariam problemas reais do mundo e tentar consertar geometrias estranhas no imaginário.

3. Nós geramos medo (e consequentemente respeito).

Muitas pessoas nos observam como uma espécie de Gandalf urbano: eles sabem que estamos vendo algo que elas não estão, em qualquer lugar. Essa “visão além do alcance” vale especialmente para visitas em suas residências…e eles sabem que não vão solucionar essa questão simplesmente lavando a louça ou arrumando a sala.

4. Podemos ser nosso próprio chefe.

É possível empreender muito como arquiteto, principalmente devido a conectividade da internet e o número de especializações que surgiram na última década. Você não precisa necessariamente trabalhar com projeto arquitetônico: pode trabalhar com certificações, gerenciamento, modelagem em BIM, compatibilizações ou mesmo projetar dentro de um nicho bem específico, como casas sobre rios ou restaurantes em container.

5. Você não será substituído por um robô tão cedo.

De acordo com esta pesquisa, arquitetos possuem a chance de 1,8% de serem automatizados. Claro que o motivo pode ser porque robôs não tem muito interesse neste tipo de trabalho, mas é um bom sinal de que seu trabalho será requisitado mesmo com o surgimento da Skynet.

arquiteto

 

6. Você pode realizar loucuras sem ir para o hospício.

Nem todas as pessoas esperam isso de um arquiteto, mas compreendem. Na contratação de um arquiteto, existe uma expectativa de que a proposta saia do lugar comum como um todo ou pelo menos um pequeno detalhe.

7. Você se relaciona com pessoas felizes (bem…quase sempre). 

Pessoas procuram arquitetos para progredir, seja na vida pessoal ou profissional. Sua proposta traz qualidade de vida para pessoas que vão viver ou trabalhar em espaços por dezenas de anos. Cada vez mais a questão da qualidade dos ambientes a longo prazo é compreendida na sociedade. Ser um arquiteto é diferente de um médico ou um advogado, que são procurados geralmente quando acontece algum problema.

8. Você ganha a vida sendo criativo.

Claro que um bom projeto existe uma grande parcela de gerenciamento e trabalho duro, mas existe uma parte muito prazerosa ligada a criatividade que não existe em muitas profissões. A criatividade pode vir da forma, da função, das análises dos condicionantes urbanísticos, ambientais e legislativos. Pode surgir até mesmo de uma ótima história contada pelo cliente. Todos os elementos são combustível para um bom projeto.

9. Você tem a liberdade para se vestir como quiser.

Hoje ser um arquiteto não é uma vantagem tão clara, pois afinal atualmente todos se vestem e utilizam acessórios que os caracterizariam facilmente como malucos em décadas passadas. De qualquer forma, com a exceção de ambientes corporativos, você não sofrerá muito julgamento caso queira deixar uma barba de 1m de comprimento, tatuar grande parte do corpo ou ter o cabelo pintado de rosa.

10. Cada projeto é um stonehenge em potencial.

Queremos que nossos projetos excedam a questão “simplória” de gerar qualidade de vida para o usuário. Queremos que o projeto traga qualidade de vida para o entorno onde está localizado e que faça uma diferença positiva no mundo. Parece pretensioso, mas essa mentalidade não deixa de ser um ótimo combustível para aspirantes a arquitetos até mesmo profissionais bastante experientes. Vamos juntos nessa?

fevereiro 19, 2018

1 responses on "10 Motivos Para Você Ser um Arquiteto"

  1. Nossas idéias são tão parecidas…. a diferença é que vc as organizou e , melhor ainda, publicou! Valeu! Porque vc tinha pensado em escrever sobre “razões para não ser um arquiteto???” A crise tem que estar abaixo desses sonhos e ideais!

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 UGREEN