• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

ACESSO A BIBLIOTECA DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS

Inscreva-se e receba ebooks e conteúdos periódicos

Tenho certeza de que se você está aqui, procura por alternativas construtivas amigáveis ao meio ambiente.

Neste momento, já sabe que telhados verdes são uma ótima opção para garantir um projeto mais eficiente.

Juntando o útil ao agradável, criamos uma lista com 5 casas com telhados verdes que são um ótimo exemplo do uso.

Se você ficou curioso, continue lendo este artigo e não se esqueça de compartilhar nas redes sociais.

Mas antes…

O que é telhado verde?

De forma bem resumida, telhados verdes são telhados feitos com a aplicação de uma camada vegetal.

Essa foi uma das soluções encontradas pelos profissionais da área de construção, para criar um ambiente que propiciasse melhor climatização e a economia de água.

Se você está um pouco por fora do assunto, leia o nosso Guia Completo sobre Telhados Verdes para saber mais.

Para fazer a aplicação desse telhado, é necessário fazer uma base impermeável. Essa base pode ser uma laje ou um telhado convencional que receberá uma camada impermeabilizante.

É importante lembrar que o telhado ou laje precisa estar preparado para receber a camada de peso extra, pois além da camada impermeabilizadora, todo o projeto tem um peso e isso não pode ser desconsiderado.

Esse tipo de telhado ajuda na captação de água das chuvas que podem ser armazenadas em grandes cisternas. Se você ainda não leu nosso post sobre cisternas, clique aqui.

As casas com telhados verdes também possuem uma isolação termoacústica, pois esse tipo de telhado evita a transferência de frio, calor e ruídos para o interior das construções. Além disso, o telhado verde também contribui para o micro clima local, reduzindo o efeito das Ilhas de Calor. Portanto, não é só uma questão ambiental, mas também financeira e estética.

Esses tipos de construções permitem um menor gasto energético com refrigeração e aquecimento, permitindo uma maior economia na conta de luz. Além de, é claro, serem construções belíssimas.

Vamos a alguns exemplos.

Casas com telhados verdes

Casa em Acassuso, Buenos Aires

Casas com telhado verde

Essa belíssima casa construída em Acassuso, Buenos Aires, conta com um design que tira partido de todo o entorno. Cercada pela natureza, a casa foi planejada de modo a ter vários níveis e pontes que os interligassem.

A entrada é feita de pedras que passam por cima da garagem. Sua paisagem é definida pelas estações do ano, criando um cenário único ao visitá-la.

Apesar das áreas bem “quadradas” com modelagem reta, sua arquitetura é moderna e inova ao utilizar diferentes níveis para cada cômodo da casa.

Sua cor cinza combinada com as pedras da entrada fazem contraste com o uso da madeira no portão, mostrando o uso de diferentes tipos de materiais, como o vidro, por exemplo. Além do verde da paisagem que dá o toque belíssimo à arquitetura.

Casa da Piscina em Westlake, Texas

Casas com telhado verde

Uma casa de piscina com telhado verde. Já imaginou?

Espaçosa e elegante, a casa foi projetada para ser moderna e ter um ar informal. Rodeada pelo jardim e com um telhado verde cheio de flores, se integra a natureza. Tira um ótimo partido da luz natural.

Torshavn, Ilhas Faroé

Casas com telhado verde

Não podemos falar de telhados verdes sem mencionar os escandinavos, e nesse ponto, eles não brincam em serviço. Esse tipo de telhado foi adotado por eles há muito tempo e pelo visto, o povo escandinavo não irá mudar o seu modelo de telhado tão cedo.

O telhado verde é tão famoso entre os povos escandinavos, que existem competições anuais para escolher o melhor projeto de telhado verde da Escandinávia.

Contudo, existe uma razão para a adoção desse telhado. Ele mantem a casa quente durante o inverno rigoroso.

Casa Avalon em New South Wales, na Austrália

A casa Avalon foi construída em New South Wales, Austrália. Como podemos observar na foto acima, ela não usa técnicas que agridam o meio ambiente. Seu projeto usa estratégias de arquitetura bioclimática.

Dessa forma, foram utilizados materiais locais e todo o projeto foi desenhado de forma a utilizar o clima da região a favor da construção.

A casa possui janelas que são posicionadas em direção ao vento, para aproveitar a ventilação natural e, economizar energia.

Essas janelas e vidros também aumentam a entrada da luminosidade, mais um ponto para a eficiência energética, pois dessa forma diminui o uso de iluminação artificial durante o dia.

Sobrado na Califórnia

Casas com telhado verde

Para aqueles que não são fãs de grandes construções e procuram um pouco mais de simplicidade, essa pode ser uma alternativa.

Esse lindo sobrado fica no parque Menlo, na cidade de São Francisco, Califórnia. É uma casa moderna e ao mesmo tempo possui grandes beirais. A residência não possui a forma e aparência de uma casa comum e impressiona pelas técnicas usadas na sua construção.

O seu telhado verde mistura as texturas, o que deu um toque único ao ambiente. Sua mistura de pedras claras e plantas produzem o mesmo efeito no clima e o isolamento térmico, ao mesmo tempo em que diminuem a manutenção e dão um colorido diferente ao projeto.

Essa é ou não é uma das mais lindas casas com telhados verdes que você já viu?

 

Para finalizar…

Vale lembrar que esse tipo de telhado requer manutenção, contudo as escolhas de plantas apropriadas utilizando-se do xeroscaping podem reduzir e muito a manutenção e longevidade do telhado.

E agora? Já escolheu o modelo de casas com telhados verdes que mais lhe agradou? Deixe nos comentários!

Fontes das imagens: sustentabilidade.blog, contemporist, decoist, nomades011 e homedit

Quer saber mais sobre Telhados Verdes?

Assista nosso curso no Plano de Acesso Total da UGREEN.

QUER SABER MAIS? ASSISTA NOSSO NOVO WEBINÁRIO

Otimizando seu Projeto: 

Novas Estratégias que geram valor para o cliente, para sua carreira e para o planeta

 

janeiro 24, 2018

0 responses on "Casas com Telhados Verdes: 5 Exemplos Para Você se Inspirar"

Deixe sua mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2018 UGREEN