fbpx

A VUP – Vida Útil do Projeto foi estabelecida para que o usuário tenha pleno conhecimento da durabilidade de sua residência. Também serve para indicar quando haverá necessidade de realizar manutenções em determinadas partes, sistemas e elementos construtivos.

Ao oferecer a VUP em seus projetos construtivos habitacionais, você garante maior segurança aos usuários. E mais do que isso: comprova estar em conformidade com a lei, evitando transtornos como indenizações, multas e demais penalidades.  

VUP – Vida Útil do Projeto

A vida útil do projeto consiste no período estimado para o qual uma edificação e seus sistemas, elementos e componentes são projetados para atender às atividades para as quais foram desenvolvidos e construídos. 

Para  a VUP ter validade, é preciso que o projeto observe os níveis de desempenho dispostos na NBR 15575. Além disso, deve seguir a periodicidade e execução corretas dos processos de manutenção do Manual de Uso, Operação e Manutenção.

A obrigatoriedade de se fornecer um manual de instruções, instalação e uso de produtos é um direito do consumidor, consolidado pela CDC, sendo que o código determina que a linguagem adotada deve ser didática e conter ilustrações. O objetivo é deixar claro para o usuário quais ações devem ser realizadas durante a vida útil das edificações.

Quem define a Vida Útil do Projeto é o incorporador e seus prepostos. Eles serão encarregados de orientar todo o trabalho de projeto a ser desenvolvido. Para elaborar o manual, deve-se observar as orientações especificadas nas seguintes NBRs:

  • NBR 14037 – Diretrizes para a elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações – Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos
  • NBR 5674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.

O projeto deve conter a especificação do valor teórico da VUP para cada um dos sistemas que abrange. Nenhum dos valores definidos pode estar abaixo do que foi estabelecido pela Norma.

O que diz a NBR 15575

De acordo com a norma, para a adequada definição da Vida Útil do Projeto, é preciso considerar três pontos fundamentais:

  1. As consequências que a falha causa no desempenho do sistema ou elemento
  2. O nível de dificuldade de manutenção e reparação, caso ocorram falhas no desempenho
  3. O custo que a correção da falha implicará, inclusive considerando o valor da correção de outros subsistemas ou elementos comprometidos.

Tabela 1 - Vida Útil do Projeto mínima a ser estabelecida pelo projetista

Tabela 5 - Critérios para o estabelecimento da VUP das partes do edifício

 

Segundo a NBR 15575, as VUPs da estrutura entre 5% e 15% podem ser aplicáveis apenas a componentes. Já as demais podem ser aplicáveis a todas as partes da edificação, como sistemas, elementos e componentes.

No cenário internacional, há diversas proporções variadas para determinar a VUP da edificação. Mas, tratando-se de edifícios residenciais, nota-se que elas possuem convergências, determinando a VUP entre 50 e 60 anos. 

Comprovação de níveis de desempenho

Para a comprovação dos níveis de desempenho, a NBR 15575 recomenda a metodologia indicada na ISO 15.686. As orientações desta diretriz determinam que as avaliações de desempenho dos elementos e sistemas podem ser realizados por meio de:

  • verificação de atendimento aos requisitos estabelecidos pelas normas brasileiras
  • comprovação de durabilidade dos elementos ou sistemas, bem como sua correta utilização, conforme as normas a elas associadas. Estas tratam da especificação dos elementos e componentes, sua aplicação e métodos de ensaio específicos.

Na falta de normas brasileiras, utilizar os parâmetros de normas estrangeiras:

  • por meio de análise de campo pela inspeção em protótipos e edificações
  • por análise dos resultados obtidos em estações de ensaio.

A NBR 15575 permite que a avaliação da VUP seja substituída pela garantia de uma terceira parte. No caso, uma companhia de seguros. 

Após metade do prazo estabelecido ter passado sem históricos de grandes intervenções, a VUP passa a ser considerada atendida.

Existem, ainda, diversos elementos que influenciam na VUP e, para que o projeto esteja de acordo, é preciso que cada um deles seja seguido. Por ser uma tarefa extremamente detalhista, uma orientação especializada pode ser proveitosa. Conte com o suporte e a consultoria da UGreen para te auxiliar neste processo.

 

 

agosto 12, 2019
© 2018 UGREEN