fbpx

Uma preocupação crescente

Muito se tem discutido sobre a falta de recursos hídricos e o reaproveitamento da água no Brasil e no mundo. Apesar de 75% da superfície do nosso planeta ser recoberta por água, apenas 3% desse total é doce.

Preocupar-se com a escassez desse recurso é algo cada vez mais comum. A quantidade de água doce produzida naturalmente pelo planeta hoje é basicamente a mesma que em 1950, e poderá continuar assim até 2050.

Em um país em que se usa a água doce para a irrigação de jardins e lavar veículos e calçadas; os profissionais da área de construção vêm procurando alternativas sustentáveis para esses tipos de tarefa.

Desse modo, vêm surgindo cada vez mais formas para a redução ou o reaproveitamento da água potável. Mas como isso pode ser feito?

Formas de estabelecer o reaproveitamento da água

Com o intuito do uso sustentável, arquitetos e paisagistas encontraram 2 estratégias para resolver o problema da irrigação: criar um paisagismo que não necessite de nenhuma forma de irrigação ou um que precise muito pouco, como é o caso do Xeriscaping.

Ao escolher uma dessas estratégias, o profissional precisa passar por alguns passos. São eles:

  • Entender a precipitação e a evapotranspiração das plantas da região;
  • Descobrir o tamanho e forma da área em que usará a vegetação;
  • Procurar as plantas que poderão ser utilizadas e saber se elas serão suficientes para o projeto.

Com esses dados em mãos, o arquiteto ou paisagista irá escolher uma das opções citadas.

Os waterwalls tanks também são uma alternativa para o reaproveitamento da água. Eles são usados como um sistema de captação da água das chuvas, e podem ser integrados à paisagem possuindo função decorativa.

Quer saber mais sobre isso?

Veja mais sobre Reaproveitamento da Água e outros temas sustentáveis e extremamente relevantes para uma boa arquitetura em nosso Canal do Youtube.

janeiro 24, 2018
© 2018 UGREEN