fbpx

Porque a biomimética é o futuro do design sustentável

“Quando olhamos para o que é verdadeiramente sustentável, o único modelo real que funcionou por longos períodos de tempo é o mundo natural.” – Janine Benyus

Antes de tudo, você sabe o que é biomimética?

“Bio”, significa vida, e “mimética” significa imitar. A biomimética consiste basicamente em buscar soluções inspirando-se na natureza. 

Você já percebeu que tudo o que você possui, desde suas roupas até aparelhos eletrônicos, foi projetado por alguém?

Hoje, para que um produto chegue a uma boa solução de design, ele vai sendo aprimorado de acordo com feedbacks. Ou seja, um design inteligente muitas vezes é fruto de uma sequência de versões que não deram tão certo.

Por isso que as versões novas dos produtos vem com melhorias baseadas nas reclamações da versão anterior.

É na busca por um design inteligente que a natureza aparece. Afinal, ela nada mais é que um sistema formado por anos de evolução e ciclos de feedback.

A biomimética é uma das principais tendências de design dos próximos anos. Afinal, ela busca entender mecanismos da natureza para aplicar na tecnologia.

Essa ferramenta parte da teoria de que todas as soluções já existem, nós só precisamos aprender a observar e ouvir.

Neste artigo vamos mostrar quais são as vantagens da biomimética e analisar alguns exemplos de sucesso. Além disso, trouxemos dicas de como parar para observar e aprender com a natureza.

1. A Biomimética na arquitetura: formas naturais

A arquitetura possui diversas maneiras de explorar a biomimética na forma dos edifícios. Confira alguns exemplos.

  • Templo de Lótus, na India

Biomimética

O templo religioso mais visitado do mundo, é um espaço aberto a todas as raças, religiões e castas.

Ele assume a forma da flor de lótus, considerada sagrada para a maioria da população da Índia. O templo foi projetado para refletir simplicidade, clareza e frescor. Ele é um símbolo da unidade e da humanidade das religiões.

O arquiteto Fariborz Sahba buscou trazer a luz e a água como ornamentação no lugar das estátuas.

A estrutura é composta por três fileiras de nove pétalas cada. As duas primeiras filas se curvam para dentro, enquanto a terceira se curva para fora, cobrindo as nove entradas.

  • Eastgate Center, Zimbabwe

Um shopping center na cidade de Harare, no Zimbabwe, foi construído inspirado nos cupins.

Biomimética

Os cupins constroem montes gigantes para crescer e abrigar alimentos, que são os fungos. Para isso, eles precisam manter temperaturas específicas. Mesmo em locais com grande variação da temperatura externa.

Para isso, eles criaram um mecanismo onde o ar é sugado na parte inferior do monte. Os cupins cavam continuamente novas aberturas e conectam as antigas para ajustar o sistema.

O Eastgate Center no Zimbábue imita um conceito semelhante. A massa de concreto do edifício aquece ou resfria os ventos que entram no edifício, dependendo de qual está mais quente, o concreto ou o ar.

  • The Gherkin, Londres

The Gerkin é um dos edifícios mais icônicos da Inglaterra. Ele foi um dos primeiros a adotar conceitos modernos de biomimética em sua concepção.

A torre de 180 metros de altura possui sistema de ventilação de ar semelhante a esponjas do mar e anêmonas.

Essas espécies se alimentam direcionando o fluxo da água do mar através de seus corpos.

Da mesma forma, o Gherkin é apoiado por uma estrutura de exoesqueleto e é projetado para que a ventilação flua por todo o edifício.

Mas a biomimética na arquitetura não está somente nas formas. Existem soluções tecnológicas que podem passar percebidas, mas são essenciais.

2. Onde a biomimética pode ser aplicada

O biomimetismo busca ir além da forma e entender a função dos elementos naturais. Essa função pode ser uma estratégia, um sistema ou uma estrutura.

Podemos aplicá-lo para resolver praticamente qualquer problema ao observar:

  • Como os animais se protegem;
  • Como é a vida em comunidade;
  • Que meios a natureza utiliza para se comunicar;
  • Quais são as estratégias de sobrevivência;
  • Como os materiais se regeneram
  • Como as plantas colaboram umas com as outras

E assim por diante…

A natureza é complexa, assim como a sociedade. Portanto, é possível dizer que a biomimética pode ser aplicada:

  • Na arquitetura
  • Na engenharia
  • No design de produto
  • Na administração de empresas
  • No urbanismo
  • Na psicologia

E praticamente em qualquer área que envolva a resolução de problemas.

2. Exemplos de biomimética na tecnologia

Solução para o problema das fachadas espelhadas que enganam os pássaros.

A moda dos prédios espelhados causou um grave problema ambiental nas cidades. Essas fachadas provocam ilusões de ótica nos pássaros. Eles não conseguem visualizar o vidro, que para eles reflete o céu, e acabam esbarrando.

A primeira alternativa foi colar desenhos de pássaros nos vidros. Porém, isso acabava prejudicando a estética das fachadas.

Ao observar o comportamento de pássaros na natureza, cientistas perceberam que eles desviavam das teias de aranha. Contudo, as teias de aranha também são praticamente transparentes.

Analisando as características de uma teia de aranha, percebeu-se que elas refletiam raios ultravioletas. Os pássaros eram capazes de enxergar esses reflexos e, então, desviavam da teia.

A solução encontrada foi desenvolver uma película de vidros que reflete raios ultravioletas. Com essa película, evita-se que os pássaros esbarrem em edifícios com fachadas espelhadas.

Utilização de fungos para otimizar conexões de transporte subterrâneo e aéreo.

Um estudo feito pela universidade de Hokkaido com outras universidades do Japão e do Reino Unido observou que o crescimento de um fungo era semelhante ao caminho ferroviário de Tóquio.

Os pesquisadores colocaram flocos de aveia em uma superfície molhada, nos locais que correspondiam às cidades vizinhas de Tóquio. Em seguida, permitiram que o fungo crescesse a partir do centro.

Como é possível ver na imagem abaixo, o organismo se espalhou de uma forma eficiente, criando conexões entre as cidades. Essa trama apresentou-se como uma solução otimizada e de baixo custo para o transporte ferroviário da região.

Biomimética

Imagem: Science/AAAS

Os cientistas afirmaram que “alguns organismos crescem sob a forma de uma rede interligada como parte de sua estratégia normal de descobrir e explorar novas fontes de alimento”.

Essa estratégia dos fungos mostrou-se eficiente também para a definição de rotas aéreas.

Textura que evita a proliferação de bactérias.

Você sabia que, embora a água do mar esteja repleta de microorganismos, a pele dos tubarões está sempre limpa?

Isso acontece porque a pele do tubarão possui uma textura que impede que bactérias se comuniquem. Deste modo, elas não se reproduzem.

A partir da observação desse fenômeno, pesquisadores criaram uma textura que inibe o crescimento de bactérias. A Sharklet se tornou uma ótima opção para substituir o uso excessivo de produtos químicos em hospitais, por exemplo.

Biomimética

Imagem: Sharklet.

Os produtos de limpeza são prejudiciais porque liberam compostos orgânicos voláteis. Esses compostos prejudicam a saúde. Em hospitais a tecnologia dessa nova textura foi muito eficaz. Já que ela simplesmente impede que as bactérias se reproduzam.

3. Vantagens competitivas

Quais seriam então, as vantagens competitivas ao apostar na biomimética?

Solução sustentável.

A biomimética garante que a solução encontrada seja uma solução sustentável. Afinal, a natureza é a própria sustentabilidade.

Cada vez mais, empresas que adotam estratégias sustentáveis têm vantagens competitivas no mercado. Além disso, elas apostam na coexistência harmônica das pessoas com o meio natural.

Inovação

O processo de observação da natureza vai depender da solução que se busca e da pessoa que está observando.

Considerando que a natureza possui milhões de espécies, sistemas e estratégias, a biomimética leva sempre a uma solução original.

A pergunta será sempre a mesma: O que a natureza faria nessa situação?

Mas essa pergunta leva a infinitas soluções. Inclusive, várias respostas para o mesmo problema. Ou seja, biomimética é inovação.

Vantagens financeiras

Muitas vezes a degradação ambiental se apresenta como um caminho mais rápido e fácil para uma empresa. Contudo, existem cada dia mais multas e penalizações para empesas sem responsabilidade ambiental.

Procurar soluções na biomimética garante que a sua empresa tenha uma visão sistêmica. A longo prazo, essa visão vai trazer vantagens econômicas e permitir que você direcione melhor seus recursos financeiros.

4. Dicas para encontrar soluções na natureza

Você pode estar se perguntando agora como fazer para encontrar essas soluções.

O primeiro passo é saber qual a pergunta que você quer responder. Com a pergunta em mente, envolva mais a natureza em suas atividades cotidianas.

A rotina dentro de grandes cidades muitas vezes afasta as pessoas da convivência com o meio natural. Por vezes, trabalhamos o dia inteiro sem nem perceber como está o clima do lado de fora.

Tente inserir alguns passeios pela natureza na sua semana. Gradualmente, vá observando e tentando entender como as coisas funcionam e o porquê de elas serem assim.

Por exemplo: por que uma semente é redonda?

Para que ela role pelo chão e não brote ao lado de uma espécie igual à dela.

Repare em padrões que se repetem, texturas, organização, funções e formatos. Tire-os do contexto e aplique em outras áreas.

Faça perguntas e busque pelas respostas. Peça ajuda de um biólogo se for necessário. Parcerias entre diferentes áreas de conhecimento são muito ricas e permitem novas descobertas.

Concluindo

A Biomimética é a busca por soluções em um sistema que é fruto de muitos anos de evolução: a natureza. Ela se regenera e utiliza recursos de maneira estratégica.

Não existe modelo mais eficiente de reciclagem que uma planta que morre e serve de adubo para que outra planta cresça em seu lugar.

“O mundo é projetado e, no entanto, o mundo nos projeta. Estamos presos em um ciclo de feedback dinâmico entre o que criamos como espécie e as maneiras pelas quais nossos artefatos criados nos tornam uma espécie.” – Leyla Acaroglu (UNEP).

Afinal, nós como seres humanos também somos uma espécie que faz parte da natureza.

Fontes:
Biomimicry ORG
Sharklet
Artigo: “Fungo projetista aprova projeto do metrô de Tóquio”
“What is Biomimetic Architecture and why young Architects should know about it” – Harshini Aithal
“Lotus Temple: A Symbol Of Excellence In Modern Indian Architecture”

dezembro 23, 2020
© 2018 UGREEN