fbpx

O que é Hidroponia?

A hidroponia é um sistema de cultivo de plantas em que não é necessário o uso de terra (solo). As raízes das plantas ficam dentro da água. Essa água recebe os elementos minerais essenciais para o crescimento das plantas. Esses elementos são fornecidos constantemente através de uma solução nutritiva e na medida exata para cada tipo de vegetal.

Assim, a hidroponia possibilita o desenvolvimento de plantas em vários tipos de locais. Esse sistema, muitas vezes, ocupa pouco espaço, não deixa sujeira, além de fornecer alimentos.

A hidroponia diminui a quantidade de água utilizada, por ser um sistema fechado, e reduz o uso de agrotóxicos, quando feita dentro de estufas. Há uma queda no número de ataques de predadores e o produtor pode controlar a produção o ano todo, pois diminui-se as intempéries do tempo.

Hidroponia

A hidroponia pode ser feita de várias formas, pois existem vários sistemas. Ela deve, preferencialmente, ser feita em uma estufa, quando há o interesse de se produzir muito. Mas, existem pessoas que têm hortas hidropônicas no quintal de casa devido à estrutura simples necessária.

Como construir minha horta hidropônica?

Para se construir um sistema de hidroponia é necessária uma estrutura muito simples. Basicamente, é necessário algo para sustentação da planta, como canos de PVC por exemplo; um reservatório para colocar a solução nutritiva e uma forma de contato entre as raízes e essa solução.

São feitos buracos nos canos de PVC, onde serão colocados recipientes que podem ser copos descartáveis. Esses recipientes também deverão possuir furos no fundo para que entrem em contato com a água.

É importante colocar a estrutura de forma desnivelada, pois assim a gravidade ajudará na circulação da solução nutritiva por todo o sistema hidropônico.

Será necessário conectar uma mangueira do reservatório ao topo da estrutura. A parte da mangueira que fica dentro do reservatório é conectada a uma bomba, fazendo com que a solução nutritiva percorra o sistema.

Ao preparar a solução nutritiva do sistema hidropônico, o produtor pode escolher entre vários substratos. É necessário frisar que o substrato deve ser suficiente para que todas as raízes fiquem cobertas e firmes, pois só assim é assegurado que elas receberão nutrientes.

Esses nutrientes podem ser encontrados em casas especializadas e em sites na internet. Recomenda-se que seja comprada a solução específica para a planta que será cultivada.

Existem sites que vendem os nutrientes para hidroponia caseira. Eles vêm em sachês, o que torna mais fácil, sendo necessário apenas diluir em água conforme indicado pelo fornecedor.

Hidroponia no Brasil

A hidroponia, infelizmente, ainda não é tão difundida no Brasil. Ela é mais utilizada em países como Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Suécia, Japão, Austrália, Estados Unidos, México e áreas da América Central.

Aqui no Brasil, esta técnica é apenas utilizada em locais onde as terras agricultáveis são mais escassas e caras. Regiões perto de grandes centros urbanos concentram essa forma de cultivo. A região sudeste é a campeã de produção hidropônica no nosso país.

© 2018 UGREEN