fbpx

VOCÊ SABE O QUE É MASSA TÉRMICA DE UM EDIFÍCIO?

A massa térmica de um edifício é a capacidade que alguns materiais têm de absorver calor ou frio. Também é a velocidade com que este calor ou frio é liberado para o ambiente. Uma edificação bem equilibrada e com massa térmica suficiente durante o inverno, absorve uma boa quantidade de calor durante o dia e libera este calor lentamente à noite.

Você já deve ter passado pela experiência de entrar em certos ambientes que durante o dia estavam bem quentes, e à noite que deveria ser fresca, isso não acontece e permanece o calor. Isso é resultado de materiais que não foram eleitos da forma correta para aquela temperatura e ambiente. Denominamos esta situação como Materiais de Inércia Térmica baixa. Estes compostos perdem o armazenamento de frio ou calor rapidamente, dependendo da estação, isso pode ser o causador de desconforto e elevado gasto de energia elétrica.

MATERIAIS DE ALTA MASSA TÉRMICA

Por outro lado, alguns destes elementos têm alta massa térmica como: alvenaria, concreto e pedra. Ou seja, estes materiais tem a capacidade de absorver, armazenar e liberar calor lentamente. Se eles forem empregados em regiões quentes e expostos sem nenhuma proteção ao sol, à noite quando o ambiente necessitar deste resfriamento rápido, isso não irá acontecer. Uma forma de amenizar este efeito seria de criar brises, regular a dimensão das aberturas das janelas e até mesmo um paisagismo externo em frente a algumas destas aberturas.

Um outro exemplo é a madeira, um material de baixa massa térmica. Ela absorve, armazena e libera calor ou frio muito rapidamente. Uma estratégia para utilizar este material de forma eficaz, seria a de aplica-la em forros ou assoalhos de regiões com climas frios. Desta forma o ar quente é absorvido pelo concreto da laje e repassa o calor ao assoalho de madeira lentamente. Esta madeira por sua vez, libera rapidamente para o ambiente interno o calor necessário, mantendo o ambiente na temperatura certa para seus usuários.

NOVOS MATERIAIS

Vale a pena lembrar que no mercado temos vários materiais novos e sendo desenvolvidos. Estes materiais muitas vezes possuem aditivos em suas massas que acumulam frio ou calor. Alguns exemplos são: argamassa de reboco que reduz em 10ºC a temperatura do ambiente, materiais com grande poder de isolamento como a lã de ovelha ou painéis de concreto reforçados e entre outras inúmeras soluções.

Leitura complementar: Thermal Mass (Autodesk Sustainability Workshop)

janeiro 24, 2018
© 2018 UGREEN