fbpx

Temos visto inúmeros casos que reforçam a importância de se oferecer mais segurança contra incêndio nas edificações. Não observar o que estabelecem as normas de desempenho e legislações neste sentido podem trazer consequências irreversíveis. Mais do que a perda do patrimônio, os efeitos dos incêndios pode ser a morte ou danos irreparáveis à saúde.

Casos de incêndios ao longo dos últimos anos

Os casos de incêndios de grandes proporções são inúmeros, tanto aqui no Brasil quanto no cenário internacional. Alguns dos mais recentes e marcantes são: 

Boate Kiss

Em janeiro de 2013, a perícia apontou a concepção arquitetônica do espaço como um dos principais fatores agravantes do incêndio. Afinal, a edificação acabou por desfavorecer o escoamento rápido do público na situação de emergência. No total, foram 242 vítimas fatais do ocorrido.

Prédio Wilson Paes de Almeida

A edificação, conhecida como Prédio de Vidro, projetado em 1961, tombado em 1992 e ocupado irregularmente desde 2003 sofreu um incêndio em 1º de maio de 2018. Neste desastre, 7 pessoas morreram e 2 desapareceram. Como consequência do incêndio, deu-se a destruição de 80% da construção vizinha, uma igreja evangélica Luterana. 

Museu Nacional

Por volta das 19h30 de domingo, 2 de setembro de 2018 aconteceu o grande incêndio que acometeu o Museu Nacional. O fogo só foi controlado no fim da madrugada do dia seguinte, segunda-feira, 3 de setembro. Ainda assim, pequenos focos continuaram ardendo, destruindo partes da instalação. 

Como resultado, cerca de 20 milhões de itens do acervo foram totalmente destruídos. Entre eles: fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte. 

CT do Flamengo

Em fevereiro de 2019, o CT do Flamengo incendiou-se, vitimando dez adolescentes que atuavam nas divisões de base da agremiação. 

Descobriu-se, posteriormente, que o clube não possuía laudo de aprovação do Corpo de Bombeiros para construir o alojamento naquela área. Com isso, o contêiner onde os jogadores morreram nunca nem mesmo passou por uma vistoria do Corpo de Bombeiros. 

O Ninho do Urubu também não tinha alvará de funcionamento, tendo sido interditado em outubro de 2017. Além disso, foi multado 31 vezes justamente por descumprir a ordem.

Catedral Notre-Dame

Em 15 de abril de 2019, foi a vez da Catedral Notre-Dame ser consumida pelas chamas. Segundo os bombeiros, o incêndio do monumento histórico mais visitado da Europa estaria relacionado, potencialmente, às obras na edificação.

Medidas devem ser tomadas durante o projeto

Muitas vezes, a preocupação em oferecer mais segurança contra incêndio limita-se apenas à aprovação do projeto junto ao Corpo de Bombeiros. Porém, este procedimento se dá somente no final do processo, quando a edificação já está quase toda desenvolvida. Nesta etapa, a maior parte da concepção está pronta, sendo um momento desfavorável para a adequação à algumas questões. Portanto, o ideal é observar as medidas necessárias durante o desenvolvimento do projeto.

Existem inúmeras normas de desempenho relacionadas à segurança contra incêndio que devem ser observadas, além da legislação vigente. A NBR 15575 também contempla esta questão, onde prevê que as edificações devem:

  • Dificultar o princípio de incêndio por descargas atmosféricas, instalações elétricas/gás
  • Apresentar segurança estrutural
  • Dificultar a inflamação por revestimentos, acabamentos e isolamentos internos
  • Possuir sistemas de extinção e sinalização do incêndio
  • Dificultar a propagação do incêndio por unidades contíguas.

Desafios envolvendo a segurança contra incêndio 

O que torna a questão da segurança contra incêndio em edificações ainda mais premente, é a falha na formação de engenheiros e arquitetos. 

Existe a legislação específica e as normas de desempenho, porém o grande desafio é sua observância. Isso porque a prevenção de incêndios tornou-se disciplina obrigatória apenas recentemente. Sem falar que, na maioria das universidades e faculdades, as aulas são eletivas. Assim, os alunos obtém a formação mesmo que não as frequentem.  Por isso, não existem muitos profissionais especializados na área. 

Neste contexto, contar com orientação especializada pode ser fundamental na hora de adequar seu projeto de edificação às normas relacionadas à segurança contra incêndio. A UGreen oferece toda a consultoria e suporte necessários para a aderência a todas as normas relacionadas ao tema.

© 2018 UGREEN