fbpx

Livro de Arquitetura Utilizando Créditos do LEED

BAIXE GRATUITAMENTE O EBOOK

‘Como Realizar Arquitetura Sustentável’ é um livro de arquitetura com um compêndio de regras e conceitos para todos aqueles que querem aprender arquitetura sustentável do zero, ou mesmo melhorar a atuação em seus projetos.

Contendo 76 páginas e dividido em 10 partes, ele aborda os seguintes tópicos:

  • Por que certificar LEED?
  • Processo Integrativo
  • Localização e Transporte
  • Lotes Sustentáveis
  • Eficiência da Água
  • Energia e Atmosfera
  • Materiais e Recursos
  • Qualidade Interna do Ambiente
  • Inovação
  • Prioridades Regionais

O livro lhe ensinará passo a passo todos os créditos da certificação LEED para você abordar sustentabilidade em seus projetos de forma simples e eficiente.

Baixe o Livro Gratuitamente NESTE LINK

ABAIXO, UM PEQUENO TEXTO SOBRE O LIVRO DE ARQUITETURA SUSTENTÁVEL

O QUE É LEED? UMA BOA PERGUNTA PARA COMEÇAR…

LEED é uma sigla para Leadership in Energy and Environmental Design. Traduzindo: Liderança em Energia e Design Ambiental. Ela foi criada pelo United States Green Building Council, ou mais conhecido como USGBC, em 1993.

O USGBC foi criado com o intuito de promover e fomentar práticas de construção sustentável. Mas logo no inicio entendeu-se que precisava-se viabilizar a idéia para a indústria para que essas práticas se tornassem palpáveis e mensuráveis, e para isso tornou-se necessária a criação de um sistema. Então introduziram o sistema de classificação LEED como uma forma de se estabelecer estratégias e padrões mensuráveis para criar edifícios sustentáveis.

De 1994 até hoje, o LEED cresceu de um padrão para novas construções para um sistema abrangente de padrões inter-relacionados que cobrem todos os aspectos do processo de desenvolvimento e construção. O LEED também cresceu de seis voluntários em um comitê para mais de 200 voluntários em 20 comitês e quase 150 profissionais.

POR QUE CERTIFICAR LEED?

Isso é algo que é sempre questionado: porque certificar LEED? Em nosso Livro de Arquitetura alertamos que a primeira questão é que um edifício certificado economiza dinheiro no ciclo de vida da edificação. Se observarmos tudo o que obtemos – custos mais baixos de operação, maiores taxas de ocupação, taxas de aluguéis mais altas e ainda uma maior valorização final do edifício, acaba valendo a pena.

O LEED é uma forma mensurável de se atingir sustentabilidade. É importante que empresas que trabalhem com técnicas de inovação tenham objetivos mensuráveis para que o resultado não se perca pelo caminho. Ainda, por mais que você estude isoladamente esses passos, é importante você se comunicar nesses objetivos em uma linguagem universal , como no caso uma equipe de projeto, os proprietários e você.

O LEED consegue estabelecer essas metas de forma muito eficiente com um sistema que pontua cada uma dessas questões e lhe oferece premiação caso o objetivo seja atingido. O mercado compreende essa eficiência de forma mais qualificada do que você contando o quão sustentável é o que você faz e por fim você possui um amparo mercadológico.

É claro que algumas vezes o custo de projeto e obra podem aumentar em edifícios certificados. Muitas vezes isso acontece quando o time de projeto não possui objetivos muito claros do que estão querendo, ou a sinergia não está adequada entre os profissionais. Um projeto certificado obviamente exigirá mais tempo e esforço de todos os envolvidos, o que pode ser um risco que nem todos do time de desenvolvimento estejam dispostos a enfrentar.

É claro que possuímos o próprio custo da certificação, que inclui o registro, os consultores, um escopo maior do time de projeto e também da Autoridade de Comissionamento. Mas isso é muito pouco considerando o custo de uma obra, que é menos ainda se comparado ao custo do ciclo de vida de um edifício, aonde as pessoas vão viver e produzir por muito tempo. Grandes empresas entendem essas vantagens, e procuram empreendimentos certificados pois possuem funcionários mais felizes, que faltam menos, mais produtivos e que permanecem mais nessas empresas. Outro fator importante é a valorização de marketing dessas empresas, que podem ser bem expressivas.

COMO O LEED FUNCIONA?

De forma resumida, para você certificar um projeto você precisa atingir um certo número de pontos. Essa pontuação é relacionada a satisfação de diversos requisitos de Construção Verde. Se você coloca uma placa fotovoltaica em seu edifício você recebe pontuação. O mesmo acontece se estabelecer um bom nível de conforto acústico. Ou seja, o sistema de classificação LEED premia quanto mais você fizer pela edificação nos quesitos da sustentabilidade.

Você obtém níveis de certificação dependendo da soma dos benefícios alcançados. Para lhe dar uma visão geral, edifícios são certificados da seguinte forma:

  • LEED Certificado: 40 pontos
  • LEED Silver: 50 pontos
  • LEED Gold: 60 pontos
  • LEED Platinum: 80 pontos ou mais.

Baixe o Livro de Arquitetura Gratuitamente!

janeiro 24, 2018
© 2018 UGREEN