fbpx

O isolamento acústico na NBR 15.575 é extremamente importante para assegurar o bem-estar dos moradores. Sua relevância é crescente no cenário urbano atual, onde há uma presença marcante de unidades habitacionais em condomínios. 

Estes empreendimentos residenciais, podem ser foco de ruídos, sobretudo nos de baixa renda. Isso porque as casas costumam ser próximas e não contam com a barreira dos muros para atenuar os efeitos sonoros. Estes locais também oferecem, em sua maioria, espaços comuns que também promovem a propagação de som, como: quadras poliesportivas, home theaters, playgrounds e salões de festa.

Observar os critérios para que as edificações ofereçam isolamento acústico, garante maior qualidade de vida aos moradores. Pois, assim, podem desfrutar de seus períodos de descanso sem ser incomodados por sons desagradáveis.

Sem falar que, ao oferecer o isolamento acústico, os usuários não precisam se preocupar com a passagem dos sons característicos à sua rotina para o meio externo.

Além disso, atender aos critérios de isolamento acústico é uma obrigação legal. Afinal, a NBR 15.575 possui força de lei. Ou seja, é uma forma de resguardo contra ações judiciais, pagamento de indenizações e demais penalidades.

Isolamento acústico na NBR 15.575

Na NBR 15575 não há critérios específicos de conforto acústico. Por exemplo, não existe uma determinação própria para o nível máximo de ruído admitido para o repouso noturno. Esta particularidade é tratada na NBR 10152. Esta refere-se à “Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes internos às edificações.”

Da mesma forma, também não abrange o modo de medir os níveis de ruídos externos às edificações. Este quesito deve seguir o que está disposto na NBR 10151. Nela, trata-se sobre a “Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos às edificações.

Entretanto, levando em consideração ruídos externos com intensidade da ordem de 55 dB(A) a 60 dB(A), comuns em áreas residenciais ou pequenos centros comerciais, os valores definidos para a isolação acústica foram desenvolvidos para repercutir em condições aceitáveis de desempenho.

Em  regiões onde há grandes fontes de ruídos, como estádios, ferrovias, rodovias e aeroportos, a norma possui uma especificação. Nestes casos, a NBR 15.575 determina que sejam feitos levantamentos no local, bem como estudos específicos de tratamento acústico.

 Parâmetros acústicos de verificação

Isolamento - Vedação vertical externa

Para vedação externa de salas, cozinhas, lavanderias e banheiros, não há requisitos específicos segundo a NBR 15.575.

Vale observar que geralmente os valores de desempenho de isolamento acústico obtidos em  campo (DnT, w e D2m, nT, w) são inferiores aos colhidos em laboratório (Rw). O contraste entre os resultados ocorre devido às condições de contorno e execução dos sistemas (vide ISO 15712, EN 12354).

Isolação sonora de paredes entre ambientes - Ensaio de campo

Ruído de Impacto em Sistemas de Pisos

Observe que são diversos critérios que precisam ser atendidos para que o isolamento acústico nas edificações seja garantido. Neste sentido, contar com orientação profissional é fundamental para assegurar que todos os parâmetros sejam seguidos. A UGreen oferece toda a consultoria e suporte necessários para a adequação de sua obra às diretrizes relacionadas ao tema.

© 2018 UGREEN