fbpx

Nariz escorrendo, dores de cabeça, espirros frequentes. Você sabia que esses sintomas podem estar relacionados à inflamação por revestimentos? 

Continue a leitura e descubra as principais causas para esse problema e como isso se relaciona à arquitetura!

Doenças causadas revestimentos

Quadros de rinite acometem entre 30% e 40% da população brasileira, segundo dados da  Asbai – Associação Brasileira de Alergia. Estas doenças do trato respiratório são conhecidas por causarem inflamação nas mucosas do nariz e garganta. 

Porém, mais sintomas podem ser provocados, pois – estando com as vias aéreas trancadas, as pessoas passam a respirar pela boca. Com isso, surgem a rouquidão, apnéia e demais distúrbios do sono. 

Quando a causa da inflamação por revestimentos acontece devido ao meio onde a pessoa vive, a responsabilidade recai sobre arquitetos e incorporadoras. Afinal, existem requisitos exigidos por lei que precisam ser seguidos para garantir a salubridade das residências. 

É relevante, portanto, conhecer as causas que podem levar à este problema, a fim de evitá-las. Além disso, é uma forma de oferecer edificações que assegurem salubridade e conforto aos moradores. Este, inclusive, é o preceito máximo de qualquer arquiteto. 

Principais causas de inflamação por revestimentos em ambientes residenciais

A inflamação por revestimento é provocada quando se empregam materiais que liberam elementos nocivos no ar. Estas substâncias, conhecidas como Compostos Voláteis Orgânicos podem estar presentes em adesivos e papéis de parede, madeira composta em pisos e pavimentação interna. Assim como nos materiais empregados para isolamento térmico e acústico de paredes, piso e teto.

Saúde, Higiene e Qualidade do Ar – NBR 15575 

Pensando em oferecer um ambiente saudável aos usuários das edificações, a norma de desempenho 15575 inclui em suas diretrizes um tópico específico. 

Em relação à qualidade do ar ambiente, a regra possui uma parte chamada Saúde, Higiene e Qualidade do Ar. Ao atender aos requisitos presentes nesta parte da norma, é possível prevenir os usuários da edificação da inflamação por revestimentos.

O que diz a norma 15575

No item 15.3 parte 1 da NBR 15575 está especificado que deve-se atender à legislação vigente. Para isso, garantindo que materiais, equipamentos e sistemas empregados na edificação não liberem agentes contaminantes do ar em ambientes confinados.

A norma de desempenho 15575 possui força de lei desde 2013. Dessa forma, é uma obrigação legal optar por materiais que atendam a esta diretriz. Não apenas nos revestimentos, mas, também, na construção como um todo.

Ao cumprir estes requisitos, evita-se a incidência de inflamação por revestimento e demais complicações respiratórias e reações alérgicas.

Se você ainda tem dúvidas sobre como atender aos parâmetros necessários para oferecer edificações salubres, conte com a UGreen. Estamos capacitados para oferecer toda a orientação e suporte necessários. 

Quer ficar por dentro das novidades do segmento e materiais inovadores no setor construtivo? Assine nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade!

 

agosto 28, 2019
© 2018 UGREEN