fbpx

Você sabia que existem parâmetros na NBR de isolamento acústico que ajudam a garantir o conforto dos moradores, assegurando seu sossego e tranquilidade nos lares? 

Adotar suas medidas nas edificações, além de garantir qualidade, demonstra uma postura ética e comprometida com o bem-estar dos usuários.

Continue essa leitura para entender mais sobre as NBRs de isolamento acústico e saber como aplicá-las corretamente!

Poluição sonora

Com a evolução das cidades, onde o número de pessoas é crescente, surgem diversos efeitos colaterais. Um deles é a poluição sonora.

O grande volume de pessoas acaba exigindo a criação de espaços que sirvam a elas, como escolas, terminais rodoviários e estradas. Isso sem falar no comércio, que também se expande para atendê-las, como lojas e restaurantes. Todos esses ambientes promovem a propagação de sons. 

Além disso, a tecnologia também acaba trazendo sua contribuição para a geração de barulho. O uso de aparelhos de ar-condicionado, caixas de som potentes e lavadoras de alta pressão tornam o quadro ainda pior. 

Prejuízos causados pela poluição sonora

Quando exposto a períodos longos de ruídos, nosso organismo reage desenvolvendo diversas complicações. Por exemplo: estresse, dores de cabeça, aumento na pressão arterial, cansaço e até gastrites e úlceras.

Mesmo os momentos breves de exposição a barulhos podem ser prejudiciais, causando perda de atenção e de memória e agressividade. Assim como a queda no rendimento produtivo.

Arquitetura e NBR Isolamento Acústico

O lar deve ser um lugar em que se pode descansar. Um ambiente onde se tenha tranquilidade e uma rotina em que suas atividades possam ser desempenhadas sem impedimentos. Nós precisamos nos sentir bem em um ambiente para podermos reconhecê-lo como lar, não é verdade? 

Mas e quando chegar em casa se torna um tormento? Saber que não seremos capazes de descansar ou manter nossas rotinas tranquilamente, gera ansiedade e desconforto. Com isso, já não enxergamos o lugar onde vivemos como um lar, mas sim como um ambiente estressante.

Todo arquiteto desenvolve o projeto pensando na utilidade de sua obra, como sua edificação será desfrutada. Sempre busca oferecer condições para que o usuário tenha o máximo de conforto em suas construções. Especialmente quando se tratam de  lares, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo. 

Neste contexto, como garantir o conforto acústico em um espaço onde a poluição sonora faz parte da realidade? Aí é que entram as NBRs de isolamento acústico. 

Estas NBRs nada mais são do que diretrizes que orientam os arquitetos e demais envolvidos nas obras habitacionais a oferecer conforto acústico aos usuários. Cada detalhe que influencie neste tema é tratado por elas de forma detalhada e minuciosa. 

A NBR 15575, por exemplo, aborda o isolamento acústico, apontando o que uma edificação deve cumprir para estar em conformidade. Para isso, faz uso de tabelas específicas, determina critérios e aponta métodos de ensaio e medição. Sua abordagem é tão ampla que envolve outras normas relacionadas, que também precisam ser cumpridas.

NBRs de Isolamento acústico: como aplicar corretamente?

É evidente a importância das NBRs de isolamento acústico em um meio onde a poluição sonora é cada vez maior. Mas como saber como aplicar exatamente os parâmetros necessários, considerando o volume de requisitos exigidos? 

Uma alternativa é contar com orientação específica, para apontar a direção certa. A UGreen pode ajudar neste sentido, oferecendo assistência e suporte para a aderência aos parâmetros. 

Além disso, é importante acompanhar os novos materiais que estão sendo desenvolvidos para oferecer isolamento acústico. Uma boa forma de estar por dentro das inovações é assinar nossa newsletter, para acompanhar todas as novidades do setor. Você pode, ainda, refinar suas habilidades com nossos cursos

Venha fazer parte da comunidade UGreen e encontre soluções para os problemas da arquitetura atual e contribuir com a futura.

© 2018 UGREEN