• Home
  • Blog
  • O Bambu e Seu Uso em Construções Sustentáveis

O Bambu e Seu Uso em Construções Sustentáveis

0 comments

TORNE-SE UM HERÓI VERDE EM APENAS 5 MINUTOS POR DIA!

Receba a sua dose diária de ecoinspiração com a newsletter Green Connection. Descubra as mais recentes tendências, tecnologias e ferramentas práticas, tudo isso de forma divertida e gratuita.

Ao clicar no botão, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.

Por que usar o bambu?

O bambu sempre foi muito utilizado em lugares como Japão e China. Há algum tempo, esse material vem ganhando destaque em construções sustentáveis devido ao seu baixo impacto no meio ambiente. Hoje é usado em vários lugares ao redor do mundo.

O bambu é um material sustentável e eficiente em termos de energia. É de rápido crescimento, algumas espécies de bambu obtendo alturas de até 25 metros dentro de 5 anos. Ele é leve, sendo apenas necessário 2 homens para carregar, sendo assim, é ótimo para construções manuais. É um recurso natural rapidamente renovável e abundante no planeta, tendo inúmeras finalidades.

Em áreas onde possam ocorrer terremotos, esse material também é muito utilizado. Por ser uma material leve e maleável, ele consegue “dançar” durante os terremotos.

Em um clima quente, como o do Brasil, é uma ótima ideia usar o bambu para construir casas para férias, por exemplo. Podem ser feitos espaços bem abertos, com enormes janelas para que o vento circule e também haja maior aproveitamento da luz natural.

A arquitetura desse tipo de construção acaba por se adaptar a florestas, por exemplo. Se transformando em lindas casas para descanso.

bambu

 

Quais os cuidados com esse material?

bambu

O bambu pode ser usado na arquitetura para estrutura, vedação ou cobertura, em móveis, esteiras ou tecidos.

Como sua estrutura é oca, ela é ótima nas construções, pois resiste ao vento. É também comparável ao concreto na compressão e ao aço na resistência à tração.

É preciso lembrar, que apesar de todos os seus benefícios, o uso dessa planta ainda existem limitações. O bambu é matéria orgânica e se não for tratado adequadamente pode ser afetado por fungos e brocas, o que causa danos estruturais.

O bambu também está suscetível à dilatação e contração causadas pelas mudanças de temperatura e à absorção de água.

Existem técnicas naturais em que o tratamento é feito através de fogo ou água. Para melhor aproveitar esse recurso, o bambu não deve ter contato com a umidade do solo, ficando afastado do chão no mínimo 40 centímetros.

E você? Já utilizou bambu na construção civil? Conte-nos sua experiência nos comentários@

 

Quer Ter Uma Construção Sustentável de Verdade?

Desenvolva um projeto e consultoria UGREEN e posicione-se rumo a um futuro sustentável.

Quer Aprender Construções Sustentáveis?

Obtenha acesso a +10 Cursos sobre Green Buildings e seja um protagonista do novo futuro.

 

About the Author

Follow me


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}