fbpx

As Vantagens e Desvantagens da Telha de Plástico

Vocês já viram as palavras telha e plástico na mesma frase? Não parece combinar muito bem, não é mesmo?

As telhas de plástico são um produto relativamente novo na construção civil. E têm se popularizado nos últimos anos. Elas são feitas a partir de PVC, que é um material reciclável. E são produzidas em formatos grandes, o que facilita a instalação.

Vistas de longe, podem parecer um telhado comum, de telhas coloniais.

Isso porque as telhas de plástico imitam diversos formatos de telhado. Elas possuem alguns modelos com formas e cores diferentes.

Telha de Plastico

Chegando mais perto, você percebe que, na verdade, as telhas são uma grande placa de plástico.

Porque alguém teria um telhado de plástico?

Além de ser um produto versátil, existem algumas vantagens. Neste artigo, você irá conhecer:

  1. O que são as telhas de plástico
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Questão sustentável – durabilidade e reciclagem

O telhado é uma parte muito importante de uma construção. Por isso, é essencial que ele seja de boa qualidade.

Também é importante que ele se adapte ao modelo de construção que você pretende realizar.

Ou seja, é interessante que você conheça muito bem o produto antes de adotá-lo em seus projetos ou obras.

1. O que são as telhas de plástico

As telhas de plástico, na verdade, não são telhas. São placas para cobertura que geralmente apresentam as seguintes medidas:

  • 230 cm x 86 cm
  • 242 cm x 88 cm
  • 328 cm x 88 cm

A parte superior dessas placas possui uma textura que imita um telhado convencional. Por isso, são chamadas telhas de plástico.

Elas são feitas de PVC (Policloreto de Vinila). O PVC é um polímero 100% reciclável. Porém, depois você vai ver que isso não o torna tão sustentável assim.

Telha de Plastico

Em sua composição, estão microesferas de borracha. Isso lhe confere mais resistência, evita que ele resseque e reduz o ruído da chuva.

Geralmente, as telhas de plástico são encontradas nas cores alaranjado, marfim ou branca.

Por ser um elemento relacionado à segurança das construções, as telhas de plástico precisam atender a normas. Deste modo, garante-se que elas sejam resistentes. Também, são apropriadas à praticamente qualquer construção em qualquer lugar do mundo.

A preparação da estrutura do telhado também é importante. Ela deve obedecer às especificações do fabricante da telha. Respeitando a distância entre os apoios.

2. Vantagens e desvantagens

Abaixo, seguem algumas vantagens e desvantagens do uso da telha de plástico.

Vantagens:

  • Economia:

A economia da telha de plástico não está relacionada somente ao valor da telha em si. Como ele é muito mais leve que um telhado cerâmico, não exige tanta estrutura. Ou seja, você economiza na madeira que vai abaixo do telhado como apoio.

Telha de Plastico

Além disso, o manuseio e instalação desse talhado é muito mais fácil e rápido. O que diminui o valor da mão de obra.

  • Fácil manuseio

A segunda vantagem está relacionada justamente ao manuseio. O tamanho maior e a leveza traz muita rapidez e eficiência na sua instalação.

  • Antichamas

O PVC é um material que não propaga fogo. Essa característica traz muita segurança para a construção.

  • Inclinação baixa

A inclinação mínima de um telhado com telhas de plástico é de 10%. Quando o telhado possui só uma água, a inclinação pode diminuir para 5%. Inclinações baixas também facilitam a construção de um telhado. E tornam ele mais versátil.

  • Proteção UV

As telhas de plástico possuem uma camada de proteção feito com acrílico. Essa proteção atua refletindo os raios UV. Dessa maneira, protege e preserva a cor da telha.

  • Limpeza

O plástico é um material de fácil limpeza. Água e sabão são suficientes. As telhas são, inclusive, autolimpantes, ficando limpas apenas pela ação da chuva.

Além disso, não retém sujeira, fungos ou bactérias.

Apesar das inúmeras vantagens. As telhas de plástico também possuem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração.

Desvantagens:

  • Pouco resistente ao vento

A leveza do material lhe confere tanto uma vantagem como também uma desvantagem. Se as telhas não estiverem muito bem presas à estrutura, elas podem ser arrancadas pela força do vento. Principalmente quando há entrada de ar abaixo das telhas.

A ventilação, no entanto, pode ser necessária em outra situação.

  • Desempenho térmico

Na questão térmica, a telha de plástico pode apresentar alguns problemas.

Como o plástico é um material que não absorve umidade, as telhas podem sofrer condensação na parte inferior. Ou seja, a parte de baixo do telhado fica molhada em ocasiões de mudança de temperatura. Nesse caso, a ventilação seria benéfica.

Outra questão é sua espessura. Por ser um elemento fino, ele permite grande passagem de calor. Ou seja, no momento em que recebe muitos raios solares, irá transmitir esse calor para o ambiente.

3. Questão sustentável – durabilidade e reciclagem

E agora?

Vivem dizendo por aí que plástico não é um material sustentável, não é mesmo?

De fato, a reciclagem do plástico ainda é muito difícil de ocorrer. Isso acarreta um nível muito alto de poluição por este material. Afinal, o plástico precisa de 400 anos em média para se decompor.

Portanto, é aconselhável conferir com o fabricante acerca da responsabilidade de descarte. Ou até mesmo se a empresa recolhe o material e se responsabiliza por encaminhar para a reciclagem.

Consideramos que um produto possui um design sustentável, quando ele é pensado nos princípios “Cradle to Cradle”, que significa “do berço ao berço”.

Neste princípio, um produto deve ser criado considerando seu descarte e reciclagem.

Outro ponto, é o custo benefício, tendo em conta sua durabilidade de 20 anos e a resistência. Muitas vezes, esse é um fator social importante a ser considerado. Outro fator social é a facilidade de instalação, tornando o trabalho da mão de obra muito mais fácil.

Além disso, há a economia de madeira na estrutura do talhado.

Ou seja, se é sustentável ou não, depende do contexto.

Conclusão

Agora você conhece mais um material novo e diferenciado do mercado. Todos os materiais que imitam outros materiais, tendem a trazer vantagens econômicas ou de desempenho.

No caso da telha de plástico em comparação a um telhado cerâmico, a principal diferença fica na leveza e processo de instalação. Porém, a telha cerâmica também possui vantagens sobre a de plástico.

Por isso, é muito importante levar todos os fatores em consideração.

fevereiro 19, 2021
© 2018 UGREEN