fbpx

ArchiCAD 23 – Um Olhar Sobre as Novidades Direto de Las Vegas

“Moldamos nossos edifícios. Depois disso eles nos moldam.” – Winston Churchill

Se esta frase se aplica a nossas construções, se aplica também a nossa evolução construtiva.

Este foi o sentimento após presenciar o Reimagine, Conferência anual da Graphisoft em Las Vegas. A UGREEN foi convidada para o evento e revelamos em primeira mão as melhores novidades.

É importante frisar que não levantamos bandeiras para nenhum software BIM. Consideramos tanto o ArchiCAD quanto o Revit grandes programas. Como disse em um vídeo de 2016, o melhor programa é o que mais o usuário gosta de utilizar.

Porém, podemos confessar que o ArchiCAD foi o que melhor se adaptou para nossas necessidades. Facilita nas fases criativas de projeto e possui interface PC e MAC. Possui integração com o Grasshopper, que é um grande bônus. Portanto, foi a escolha que adotamos em nosso escritório, assim como nossos parceiros.

Novidades do ArchiCAD 23

Huw Roberts, novo presidente da Graphisoft, apresentou os novos desafios da empresa. Após poucos minutos a conferência já iniciou com as novidades sobre o Archicad 23.

Durante as apresentações iniciais o foco foi na melhoria de desempenho do software. A facilidade de manipulação de dados foi também um destaque apresentado.

Outras novidades do Archicad 23 foram:

  • Ferramentas de Coluna e Feixe Reprojetadas. A criação de detalhamentos construtivos e seus quantitativos estão mais fáceis.
  • Organização para vazios, nichos e recessos. o ARCHICAD 23 introduziu uma ótima ferramenta para abrir e coordenar os vazios em uma construção. Logo, a comunicação projeto/obra fica mais dinâmica e fluída.
  • Conexão Solibri renovada. As alterações de projeto são enviadas automaticamente para outros projetistas. A organização também foi otimizada, permitindo a colaboração eficaz entre as disciplinas de projeto.

Apresentações Irresistíveis Para os Nossos Clientes

A integração do ArchiCAD com o Unreal Engine e o Twinmotion foi outro ponto de destaque da apresentação. Os projetos podem ser facilmente exportados para uma plataforma 3D bastante intuitiva.

A plataforma utiliza um motor gráfico de última geração desenvolvida pela Unreal. As visualizações contam com Raytracing, inovação da Nvidia que trata a iluminação de forma muito mais realista.

As apresentações podem ser realizadas em qualquer tela e também por VR. As apresentações são aprimoradas sem a perda de tempo dos renders tradicionais.

Se antigamente tínhamos Artlantis, Maxwell Engine ou Vray… hoje temos Twinnmotion 2019 + Unreal Ray Tracing Engine. É impressionante observarmos a evolução dos softwares de visualização.

Algoritmos Finalmente Fazendo Parte do Processo Criativo

Há pouco tempo, algoritmos estavam restritos a apenas nerds de computador. As apresentações do Reimagine atestaram que eles já estão com lugar fixo do processo criativo dos escritórios. Empresas estão gerando (e executando!) formas antigamente impossíveis.

A percepção é que a integração do Grasshopper & Rhinoceros no Archicad 21 em 2o16 é um caminho sem volta. 70% dos projetos apresentados tinham esta integração em maior ou menor escala.

Sustentabilidade Ganhando Força com o Archicad 23

Os edifícios verdes estão ganhando cada vez mais força, sustentados pelo processo BIM. Encontramos soluções arquitetônicas arrojadas, inovadoras e sim, sustentáveis. Não são apenas viáveis construtivamente, mas bastante racionais, economizando em obra.

O Ladybug, Hoopshake, e outros plugins apresentaram a força deste processo criativo. Brises e coberturas parametrizadas são os destaques.

Entre os destaques da conferência, estão a Takenaka (Japão) e Pride (Rússia). Elas demonstram a força das soluções verdes em uma plataforma BIM. Confira as apresentações abaixo:

Apresentação da Takenaka (Japão):

Apresentação da Pride (Rússia):

Escritórios brasileiros e construtoras com grande expressão no mercado BIM

É ótimo ver grandes escritórios e construtoras do Brasil com atuação consistente em BIM.

Escritórios como Fernandes Arquitetos Associados, FGMF, Königsberger VannucchiConstrutora Vintte, Gustavo Penna são alguns exemplos de empresas que estavam na feira.

Muitos já estão bastante fortes na arquitetura BIM e estão trazendo ainda mais inovações no mercado nacional.

Pronto Para o Archicad 23 e A Evolução Sustentável do BIM?

Nós estamos muito entusiasmados com a evolução do BIM dentro do processo criativo na arquitetura.

O que é perceptível é quanto o processo vem evoluindo como suporte criativo. Não apenas isso, um suporte para construções mais inovadoras, eficientes e sustentáveis.

E você? Qual é seu software BIM preferido? Comente abaixo e vamos ampliar a discussão sobre BIM e edifícios verdes.

* Gostaríamos de agradecer a Graphisoft Brasil e toda a equipe pelo cuidado e hospitalidade durante todo o evento.

setembro 1, 2019
© 2018 UGREEN