• Home
  • Blog
  • Como Tornar Seu Paisagismo Mais Sustentável Por Xeriscaping

Como Tornar Seu Paisagismo Mais Sustentável Por Xeriscaping

xeriscaping

0 comments

TORNE-SE UM HERÓI VERDE EM APENAS 5 MINUTOS POR DIA!

Receba a sua dose diária de ecoinspiração com a newsletter Green Connection. Descubra as mais recentes tendências, tecnologias e ferramentas práticas, tudo isso de forma divertida e gratuita.

Ao clicar no botão, você concorda com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade, incluindo o uso de cookies e o envio de comunicações.

O que é Xeriscaping?

Xeriscaping é o paisagismo que reduz ou elimina a necessidade de água para irrigação. É uma técnica geralmente utilizada em regiões em que não há muitos recursos hídricos.

O Xeriscaping surgiu em Dengo, Colorado, em 1978. Essa região havia passado por um período de extrema seca, o que levou à criação da chamada Força-Tarefa do Xeriscaping. Essa força-tarefa tinha o objetivo de ajudar às pessoas a diminuírem a necessidade de irrigação no paisagismo.

É importantíssimo frisar, que essa técnica não se adequa a algumas regiões, inclusive no Brasil; pois em várias regiões brasileiras, existem períodos de chuvas constantes. Sendo assim, não é necessária a intervenção humana na irrigação.

[iframevideo]

[/iframevideo]

Por que e como utilizar essa técnica?

Nos dias atuais, arquitetos e paisagistas têm procurado medidas sustentáveis para a criação de seus projetos. Como muitas regiões sofrem com a falta de água, é necessário ir em busca de métodos que possam suprir o problema da irrigação.

Um ponto importante a ser considerado, é o uso de espécies nativas que ajudam na não utilização de irrigação. Essa informação pode ser encontrada no horto municipal da cidade. Na falta de espécies nativas, também podem ser usadas espécies adaptadas para a região e que não sejam invasoras. O apoio de um paisagista pode ser necessário. Ele poderá dizer qual a necessidade de irrigação de cada planta.

Quais os benefícios do Xeriscaping e como posso utilizá-lo?

Os benefícios do Xeriscaping são muitos: redução de água, em alguns casos drasticamente; redução da erosão em áreas sensitivas; redução da manutenção, pois a necessidade de irrigação é menor; redução de pesticidas e herbicidas; favorecimento da fauna da região como pássaros, abelhas e borboletas; maior ciclo de vida, pois com essa técnica, o jardim sobrevive a um tempo muito longo; e contribuição com o meio ambiente, pois é uma forma tangível e prazerosa de se trabalhar em algo que reduz os impactos ambientais.

Essa técnica pode ser utilizada em um quintal pequeno de uma casa ou em um parque municipal extenso. Também pode ser feita em áreas de lazer, para que se tenha um ambiente agradável para receber pessoas.

Como começar?

Para começar, basta seguir os 7 princípios do Xeriscaping:

• Planejamento e Projeto;
• Análise e Melhoria do Solo;
• Áreas Práticas de Grama;
• Seleção de Plantas;
• Irrigação;
• Mulching; e
• Manutenção.

Lembre-se que tudo começa com o planejamento e projeto. Essa é a parte mais importante. Não havendo especialização em paisagismo por parte do arquiteto, este deve fazer a ideia e passar a um paisagista para revisar. Um planejamento bem feito leva ao sucesso do projeto.

 

Quer Ter Uma Construção Sustentável de Verdade?

Desenvolva um projeto e consultoria UGREEN e posicione-se rumo a um futuro sustentável.

Quer Aprender Construções Sustentáveis?

Obtenha acesso a +10 Cursos sobre Green Buildings e seja um protagonista do novo futuro.

About the Author

Follow me

Arquiteto, LEED-AP BD+C, CTBUH. Experiência no desenvolvimento de mais de 30 edifícios residenciais e de escritórios em Curitiba/PR e Balneário Camboriú/SC. Fundador da UGREEN, que ensina técnicas em construções sustentáveis para mais de 800 arquitetos e engenheiros pelo Brasil e Portugal. Atuou em 2 projetos certificados LEED.


{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}